Quando Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança, Ele nos fez em sua totalidade. Pensando o quanto é constrangedor o amor d’Ele por nós, que com um simples sopro na narina de Adão, Ele nos deu a vida e todas as suas características de pai, e assim, o DNA de Deus está em nós, através de Adão. Mas será que estamos cometendo o mesmo erro de Adão quando pecou? Estamos nos escondendo de Deus? Estamos desconsiderando a responsabilidade que ele nos imputou como sacerdote da casa?
A você, jovem rapaz, que quer se casar e estabelecer a sua família e também a você que já está casado mas acha que não está preparado para ser um bom pai ou um bom marido, eu pergunto: está preparado para ser homem?
O mundo passa por muitas mudanças de paradigmas, tanto filosóficas quanto culturais. Estamos vivendo dias em que precisamos de Homens com H maiúsculo para conduzirem a sua família, assim como Moisés fez com o povo do Egito. O fato é que nós precisamos conduzir nossa família para o céu. Aí você me pergunta: pastor, mas Moisés demorou muito, 40 anos! Será que eu vou conseguir?
Sim! Eu respondo – Você vai conseguir conduzir a sua família para o céu!
Mas para isso, você precisa primeiro reestabelecer sua conexão com o Pai, o Criador, aquele que te deu a vida, o sopro de vida. Uma oração por mais simples que seja, já é uma forma de conectar-se com Deus. E digo mais, a oração é a chave que abre a porta da paternidade de Deus em sua vida. Como filho você escutará a voz do Pai e Ele te ajudará a conduzir a sua família da melhor maneira possível.
Você só precisa escutar a voz de um Pai que quer sempre o melhor para seu filho. Crie uma rotina pela manhã ou à noite. Ore a Deus e Ele te responderá, assim como está escrito em sua Palavra no livro de Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.
Parece simples, mas a verdade da conexão do Pai ao homem Adão, traz a nós homens, a identidade de cuidador do jardim. Hoje o nosso jardim é a nossa família. E você? Está atento ao seu jardim? Está cultivando o que Deus colocou em sua mão? Ame, cuide e cultive. Esteja atento às armadilhas do inimigo. Lembre-se: o inimigo não tem família, por isso ele quer destruir a sua.
Ainda no livro de Gênesis 2:24 “Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. ”
O “deixar” neste versículo não é somente geográfico, e sim nas práticas erradas que permearam o casamento dos seus pais. Os erros cometidos, as injustiças, os pecados, tudo que não for benéfico para o seu casamento, deverá ser deixado para trás.
Ser homem é estar conectado ao Pai, atento à família e suas necessidades, para que tudo flua de acordo com os planos dele para as nossas vidas, como sacerdote do lar.
Fazendo esta conexão, com certeza você estará preparado!