O que preciso desenvolver antes de formar uma família?

Quando Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança, Ele nos fez em sua totalidade. Pensando o quanto é constrangedor o amor d’Ele por nós, que com um simples sopro na narina de Adão, Ele nos deu a vida e todas as suas características de pai, e assim, o DNA de Deus está em nós, através de Adão. Mas será que estamos cometendo o mesmo erro de Adão quando pecou? Estamos nos escondendo de Deus? Estamos desconsiderando a responsabilidade que ele nos imputou como sacerdote da casa?

A você, jovem rapaz, que quer se casar e estabelecer a sua família e também a  você que já está casado mas acha que não está preparado para ser um bom pai ou um bom marido, eu pergunto: está preparado para ser homem?

O mundo passa por muitas mudanças de paradigmas, tanto filosóficas quanto culturais. Estamos vivendo dias em que precisamos de Homens com H maiúsculo para conduzirem a sua família, assim como Moisés fez com o povo do Egito. O fato é que nós precisamos conduzir nossa família para o céu. Aí você me pergunta: pastor, mas Moisés demorou muito, 40 anos! Será que eu vou conseguir?

Sim! Eu respondo – Você vai conseguir conduzir a sua família para o céu!

Mas para isso, você precisa primeiro reestabelecer sua conexão com o Pai, o Criador, aquele que te deu a vida, o sopro de vida. Uma oração por mais simples que seja, já é uma forma de conectar-se com Deus. E digo mais, a oração é a chave que abre a porta da paternidade de Deus em sua vida. Como filho você escutará a voz do Pai e Ele te ajudará a conduzir a sua família da melhor maneira possível.

Você só precisa escutar a voz de um Pai que quer sempre o melhor para seu filho. Crie uma rotina pela manhã ou à noite. Ore a Deus e Ele te responderá, assim como está escrito em sua Palavra no livro de Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

Parece simples, mas a verdade da conexão do Pai ao homem Adão, traz a nós homens, a identidade de cuidador do jardim. Hoje o nosso jardim é a nossa família. E você? Está atento ao seu jardim? Está cultivando o que Deus colocou em sua mão? Ame, cuide e cultive. Esteja atento às armadilhas do inimigo. Lembre-se: o inimigo não tem família, por isso ele quer destruir a sua.

Ainda no livro de Gênesis 2:24 “Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. ”

O “deixar” neste versículo não é somente geográfico, e sim nas práticas erradas que permearam o casamento dos seus pais. Os erros cometidos, as injustiças, os pecados, tudo que não for benéfico para o seu casamento, deverá ser deixado para trás.

Ser homem é estar conectado ao Pai, atento à família e suas necessidades, para que tudo flua de acordo com os planos dele para as nossas vidas, como sacerdote do lar.

Fazendo esta conexão, com certeza você estará preparado!

Leonardo Marcatti Calembo Batista

Leonardo Marcatti Calembo Batista

Esposo, pai, publicitário, treinador Nacional da Universidade da Família dos cursos de Paternidade - GFI - Pastor Auxiliar na Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver