“Permitam-me dizer por que vocês estão aqui. Vocês estão aqui para ser o sal que traz o sabor divino à terra. Se perderem a capacidade de salgar, como as pessoas poderão sentir o tempero da vida dedicada a Deus? Vocês não terão mais utilidade e acabarão no lixo.”
(Mateus 5:13 – Bíblia A Mensagem).
Você já experimentou comer uma comida sem sal por vários dias? É impressionante como até a vontade de comer desaparece ao lembrar do sabor sem graça. Da mesma forma, é o mundo sem a presença da Igreja: torna-se, a cada dia, mais insuportável e deplorável.
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13 – Almeida Revista e Corrigida). Jesus afirmou: “Vós sois o sal da terra”. Essa declaração não é condicional, como “se vocês forem sal” ou “quando vocês forem sal”. Ela deixa claro que, a partir do momento em que Ele se torna nosso Senhor e Salvador, nos tornamos o sal da terra. Com esse entendimento, precisamos conhecer nossa função e propósito.
Ao observar as características físico-químicas do sal de cozinha (cloreto de sódio), é possível traçar analogias com a vida cristã, a qual somos chamados a viver em amor e serviço. Vejamos essas características:
- Conservante: O sal tem a função de preservar os alimentos. De maneira semelhante, os cristãos são chamados a preservar os princípios e valores morais e espirituais estabelecidos pela Palavra de Deus.
- Saborizante: O sal tem a função de realçar o sabor dos alimentos. Da mesma forma, os cristãos devem melhorar, temperar e enriquecer os ambientes que frequentam, tanto por meio de palavras quanto de ações. Suas atitudes devem trazer alegria e propósito à vida das pessoas.
- Pureza: A pureza é uma característica essencial do sal para que ele seja utilizado adequadamente. De maneira semelhante, nossa pureza espiritual e moral, aliada à retidão ensinada por Jesus, deve ser evidente. É fundamental vivermos uma vida justa e exemplar.
- Solubilidade: O sal se dissolve facilmente em água, espalhando-se de forma uniforme. Da mesma maneira, os cristãos devem se inserir em diversos segmentos da sociedade sem perder sua identidade espiritual. É necessário engajar-se nos ambientes frequentados para influenciá-los de maneira positiva.
- Antisséptico: O sal é utilizado na limpeza e na cura de feridas. De forma semelhante, os cristãos devem promover cura às pessoas ao nosso redor por meio de palavras e ações que incentivem a reconciliação e o perdão, seguindo o exemplo de Jesus.
- Essencial para a vida: O sal é indispensável para diversos processos biológicos essenciais à existência. De maneira análoga, a presença dos cristãos é vital. Eles são chamados para glorificar a Deus, amá-lo sobre todas as coisas e levar Sua presença curadora por meio do serviço às pessoas ao nosso redor.
Este é o tempo, e a hora é agora: amar a Deus e servir aos nossos irmãos deve ser o nosso compromisso. À medida que o ano for avançando, que sejamos inspirados a renovar nosso propósito de ser o sal da terra, trazendo sabor e transformação para o mundo ao nosso redor.
Que cada ação reflita a luz de Cristo, iluminando novos caminhos e motivando todos a viverem com fé, esperança e amor. Afinal, o melhor momento para fazer a diferença é hoje, e o ano de 2025 será uma nova oportunidade para continuar essa missão.
Feliz novo ano!