O segredo da elegância

Muitas pessoas acreditam que a elegância está ligada ao alto poder aquisitivo, a ter acesso a grifes famosas e peças de luxo. Nada mais distante da verdade.

Certamente você já viu pessoas vestidas de forma espalhafatosa com muitas marcas famosas. Isso porque a elegância não tem relação com grifes, ela começa no coração. Afinal, “o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7).

Em sua primeira carta, Pedro revela onde está a verdadeira beleza feminina: “beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”. (1 Pedro 3:3-4). Ou seja, uma mulher com roupas caras e um coração longe de Deus, jamais será elegante. No entanto, quando temos compreensão de que somos filhas amadas de Deus e que em nosso corpo habita o Espírito Santo, passamos a ser zelosas com este templo.

Você já foi à uma joalheria? As peças são guardadas em expositores com chave e à noite vão para o cofre. Se algo de valor material é tratado assim, por que mulheres de grande valor para Deus agem como se estivessem em promoção? A Bíblia diz em Provérbios 31 que o valor da mulher virtuosa excede ao de finas joias. Portanto, precisamos nos valorizar fazendo escolhas sábias e sensatas.

Mas, como fazer isso na prática? Paulo orientou: “(…)recomendo que as mulheres se vistam com decência, modéstia e discrição, não com tranças; nem com ouro ou pérolas, nem com roupas muito caras, mas que se vistam de boas obras, como convém a mulheres que professam servir ao Senhor”. (1 Timóteo 2:9).

A Bíblia não está proibindo o uso de tranças ou um colar de pérolas, mas dando um tripé útil até para os dias de hoje.

A roupa da mulher elegante deve ser decente. Isso quer dizer que não pode levar nenhum homem a ser tentado. Portanto, não pode ter fendas, decotes ou transparências. Também deve ser modesta, ou seja, simples e adequada a condição financeira da pessoa. Por fim, deve ser discreta para não chamar a atenção, nem gerar escândalo. Afinal, a mulher elegante se destaca pelo caráter e não pela roupa.

Janaína Depiné da Luz

Janaína Depiné da Luz

Consultora de etiqueta, jornalista, evangelista e autora do site: elegantesempre.com.br - Contato: @elegantesempre

Você também vai gostar de ver