Quero compartilhar com os leitores da Revista Renascer um pouco sobre a importância da obediência e a minha história com o Ronaldo, meu esposo. Nosso casamento é cheio de milagres de Deus, marcado por passos de obediência e fé. Antes do nosso casamento, o Senhor nos presenteou com a tão sonhada compra do nosso apartamento que, sem sombra de dúvidas, foi uma demonstração do cuidado de Deus por nós. Com a chave da nossa moradia nas mãos, marcamos o casamento.
No entanto, quando achávamos que o maior desafio já havia sido superado, experimentamos mais uma dificuldade, pois faltando apenas uma semana para o casamento, o Ronaldo, meu noivo na época, foi demitido do emprego. No mesmo instante nos deparamos com aquele sentimento de: “Meu Deus, e agora?”. No entanto, mais uma vez o Senhor cuidou de nós e logo surgiu uma oportunidade de emprego, exatamente dois dias antes do casamento. Ele foi aprovado na entrevista e já começaria a trabalhar assim que chegássemos de viagem. Em todos os momentos, o nosso Pai esteve cuidando de nós, sendo o provedor que nunca deixou faltar nada.
Ao começar a trabalhar na nova empresa, o Ronaldo procurou sempre fazer o seu melhor, no entanto, logo fomos surpreendidos por uma crise financeira terrível e, com isso, as nossas dívidas foram aumentando e os ganhos não estavam sendo suficientes para pagar tudo o que precisávamos. Diante dessa crise, começamos então a deixar de ofertar e dizimar e por vezes, até de irmos para a igreja. A verdade é que por vários momentos, não tínhamos nada no bolso, pois todos os nossos recursos eram utilizados para pagamentos de boletos e, ainda assim, não era o suficiente.
Nessa época quase perdemos o apartamento e o carro, pois as parcelas estavam atrasadas e sem nenhuma chance de conseguirmos colocá-las em dia. As terríveis cartinhas de cobrança começaram a chegar. Era uma situação realmente muito difícil. Será que Deus deixou de ser Pai nesses momentos? Não! Enxergamos que, como um Pai cuidadoso, o Senhor estava usando aquela situação para nos ensinar uma lição que jamais esqueceríamos.
A grande “virada” em nossa mentalidade aconteceu entre 2018 e 2019. Até então, dávamos muito valor ao nosso esforço próprio e principalmente ao dinheiro que achávamos que vinha a partir de nossa força. Na igreja, o pastor João Queiroz durante uma de suas palavras, nos desafiou a sermos fiéis e a realmente confiarmos em Deus. Depois disso, decidimos fazer a nossa oferta de primícias. O fato é que ouvimos a voz de Deus e nos comprometemos em obedecer. Pegamos tudo que tínhamos na conta e ofertamos como um ato de fé e obediência. Entregamos o controle das nossas finanças a Deus.
Nesse momento, você deve estar pensando: “Pronto, isso resolveu a vida?”. Então, te respondo: não! As contas mensais continuaram não sendo pagas e algumas vezes deixamos de ir para a igreja, por não termos dinheiro nem mesmo para o combustível. Em setembro de 2019, Ronaldo estava trabalhando e fez a seguinte oração: “Deus, não importa o que é preciso ser feito na minha vida, mas eu quero confiar somente em Ti e com isso, resolver os problemas com as dívidas que temos!”. Imediatamente, Deus o respondeu perguntando-lhe se realmente confiava n’Ele e se ele estava pronto para o que Ele poderia fazer. Depois do Ronaldo dizer “sim”, naquele mesmo momento, o chefe dele o chamou em sua sala e o demitiu. Com isso, lá estávamos nós, com uma montanha de dívidas e sem saber o que aconteceria conosco. Só que dessa vez tínhamos a certeza de que aquela era a vontade de Deus para a nossa vida.
O acerto da demissão foi de apenas alguns centavos a mais do valor total de nossas dívidas, inclusive do apartamento e do carro. O valor do seguro-desemprego era o mesmo da parcela do apartamento e unindo os nossos ganhos, fomos segurando o restante. E foi assim que chegamos na virada do ano de 2019 para 2020, quando mais uma vez, oramos juntos e ofertamos a nossas primícias, já sendo o dobro da anterior. Dessa vez, com gratidão por tudo que Deus havia feito e com o entendimento de que o controle é e sempre será d’Ele.
Começamos 2020 com o que? Um emprego novo para o Ronaldo. Glória a Deus! Mas, logo veio a pandemia e ele passou a trabalhar de casa. Nesse momento eu ainda trabalhava como Personal Trainer e tive uma redução de praticamente metade dos meus ganhos. Poucos meses depois, em setembro de 2020, Ronaldo começou a ter seus primeiros clientes internacionais e isso abriu espaço para novas oportunidades e eu em pouco tempo, consegui me restabelecer profissionalmente e triplicar o que ganhava na época.
Além disso, Ronaldo assumiu uma posição de liderança na nova empresa e ainda começou a receber propostas de empresas fora do Brasil. Analisamos a possibilidade até de realizar um intercâmbio no Canadá, um dos nossos sonhos. Mas, depois de orarmos bastante, Deus nos mostrou claramente que aquele não era o tempo e assim obedecemos.
Através dessa obediência, entendemos o propósito e o cuidado do nosso Pai. Ronaldo foi surpreendido por uma oportunidade ímpar: trabalhar em uma empresa brasileira com presença no Canadá, atuando com um time de canadenses. Hoje, com pouco mais de 8 meses de trabalho, Ronaldo já assumiu novamente uma posição de liderança na sua equipe e ainda teve um dos projetos em que trabalha nomeado a um prêmio internacional, disputando com a Microsoft e a NBA.
Enquanto isso, eu estou passando por um incrível processo de transição de carreira, obedecendo o direcionamento de Deus, sabendo que Ele está sempre no controle.
Durante esses 5 anos fomos levados a um nível de aprendizado e de amadurecimento espiritual, onde Deus vem nos ensinando a termos fé e a obedecer acima de todas as coisas.
Aprendemos a colocar Deus no centro das nossas vidas ao invés do dinheiro ou da força dos nossos braços. Hoje somos ofertantes e dizimistas fiéis. Há um sentimento de gratidão por entender que tudo que temos é permissão d’Ele, sem esquecermos de onde Ele nos tirou.
Deus está no controle de nossas vidas e como um Pai bondoso que nos ama, nos guarda, corrige e cuida de todos os detalhes da nossa história.
Sabemos também que não parou por aqui, pois certamente Ele ainda tem muito mais!