A Bíblia registra no capítulo 4 da carta de Paulo aos Efésios, instruções para a igreja, sobre o exercício da humildade e também sobre a importância dos membros se manterem unidos. Nos versículos 11 a 13 destaca os cinco dons ministeriais concedidos por Cristo para a liderança da igreja, veja:
“Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo”. (NVT)
Essas cinco capacitações recebidas de Deus para o serviço cristão, ajudam a conduzir a igreja de forma saudável e madura. Elas completam a existência do corpo de Cristo na Terra.
Mas, a pergunta é: por quanto tempo esses dons ministeriais deverão existir? O versículo 13 especifica “…até que todos alcancemos…”. Assim o prazo de validade para esses cinco dons continua vigente, isto é, nenhum deles deixou de ser funcional. É por esse motivo que precisamos lembrar também que eles não têm ligação estrita com o cargo ministerial na igreja, por isso você identifica essas funções em pessoas que exercem responsabilidades na igreja, sem a necessidade de um título ou cargo ministerial de mesmo nome.
O apóstolo é aquele que tem a missão de trazer à existência o futuro terreno da igreja, promovendo o trabalho missionário, abertura de novas igrejas, projetos sociais e a preparação de pastores e líderes. Já o profeta transmite o que Deus fala com a Sua igreja, advertindo, exortando e consolando por meio da Palavra. O evangelista cria relacionamentos e prega o Evangelho com o fim de atrair pessoas para Jesus. O pastor cuida dessas pessoas que são trazidas pelo evangelista para a igreja, proporcionando alimento espiritual Além disso, ajuda cada um a descobrir como pode trabalhar pela edificação de seus irmãos. E por fim o mestre, que pela facilidade de estudar e entender os textos bíblicos, é chamado a ensinar os outros irmãos, aprofundando o aprendizado das verdades espirituais de Deus.
A multiforme sabedoria de Deus relatada em Efésios capítulo 3, versículo 10 é ministrada de forma sobrenatural pelo Espírito Santo, para o nosso crescimento espiritual. Por isso, quem recebe esses dons precisa usá-los com humildade e fidelidade, sem buscar os seus próprios interesses.