Quem é que nunca se sentiu aflito? Quem nunca sentiu a hostilidade de um inimigo poderoso, ou então nunca enfrentou uma incompreensão no trabalho, no relacionamento e até mesmo dentro de casa? Quem é que nunca enfrentou um deserto? Acredito que todos nós já passamos por problemas e desertos.
Na Bíblia há relatos de diversos homens de Deus que pensavam que a sua vida havia terminado e que um ponto final tinha sido colocado pelas circunstâncias que estavam enfrentando no deserto da vida.
Observe o Salmo 142 – trata-se de uma oração feita pelo Rei Davi em que ele fez no meio de uma grande tribulação. Essa história está registrada no Livro de 1 Samuel capítulo 22. É o momento em que Davi está fugindo do Rei Saul, que procura matá-lo. Assim como Davi, muitas vezes passamos pela caverna, ou seja, passamos por muitos problemas e pela depressão. Mas, quando entendemos que Deus está no controle de tudo, compreendemos também que a nossa bênção tem hora certa para chegar.
Davi estava na caverna da depressão, da dificuldade. O seu Salmo é uma expressão profunda de alguém que está muito deprimido, mas, ao mesmo tempo, uma expressão de confiança em Deus, e essa atitude nos ajuda a entender como devemos nos comportar.
Acredite: dentro da caverna não é o seu fim. Não é o ponto final da sua vida!
Todos nós já vivemos um momento que parece estarmos sozinhos, mas é nesse momento que Deus diz: “eu estou te vendo! ”. Deus conhece a dor da sua alma. Em sua oração, Davi diz: “Quando eu estou a ponto de perder a esperança”. Ora, passar por aflições, sentir-se angustiado e desesperado não é sinal de falta de fé. Isto pode acontecer com qualquer pessoa. Não é de se estranhar que Davi também se sentisse a ponto de perder a esperança.
Portanto, se você está na caverna, acredite: isso é provisório, lá não é o seu lugar, você está lá para aprender alguma coisa e aprofundar a sua comunhão com Deus.
I Coríntios 10:13 diz que: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. Ou seja, podemos estar na caverna, mas nunca estaremos desamparados!
Creia, pois o Senhor providenciará um escape. E quando essa situação terminar, você estará melhor do que antes, mais fortalecido, mais amadurecido, mais confiante no poder de Deus em livrar seus servos e apto a compartilhar os milagres e maravilhas do Senhor para edificar a fé de outros.
Homem, fique firme!