Na vastidão do Reino espiritual, somos chamados a seguir os passos do Bom Pastor. E, assim como o Senhor cuida cuidadosamente, Ele também conduz as Suas ovelhas pelo caminho da verdade e da justiça. Dessa forma, nós também somos chamados a desempenhar um papel fundamental na vida daqueles que nos foram confiados, especialmente as pequenas ovelhas. Sim! A criança é uma ovelha no rebanho precioso da Igreja.
No dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças no Brasil, e apesar de termos nossos filhos no seio da Igreja, sendo acompanhados e ministrados com o Evangelho, ainda há muito a ser feito. Nunca como antes, temos visto o mal se levantar contra as famílias e as nossas crianças.
Pense comigo: será que é comum as escolas serem atacadas? Será que é comum o mundo produzir conteúdos que distorcem os princípios conservadores na educação de nossas crianças? Com certeza isso não é normal!
Por isso, quero enfatizar que você leitor, pais, professores, pastores e líderes, são essenciais nesse trabalho. Já parou para pensar sobre qual é o maior rebanho da Igreja hoje? Observe que não são os adultos, nem os anciãos, nem os jovens maduros, e sim as crianças, pois elas são o futuro dessa geração, elas são a Igreja do amanhã.
O diabo é astuto e já percebeu que a melhor maneira de tocar nos costumes cristãos e conservadores é tocando nas crianças, pois é por meio delas que ele consegue tocar nas famílias.
Agora, façamos um paralelo entre um rebanho de ovelhas e as crianças. Quando o pastor não está no campo, as ovelhas estão expostas ao perigo dos predadores, quando não há alguém que instrua de forma genuína as crianças, elas estão expostas ao mal difundido no mundo. Ou seja, quando as ovelhas estão sem o seu pastor, elas estão mais propensas a se perderem, ou ficarem doentes e malcuidadas e, quando não há alguém junto às crianças, elas são facilmente influenciadas, levando-as ao precipício espiritual.
Às vezes, você pode imaginar que estamos exagerando, ou colocando terrorismo em relação aos cuidados de uma criança. Quero então, compartilhar a minha experiência: fui professor por dez anos na rede privada, e em conversa com professores de maior experiência, todos (sem exceção) dizem que essa é a pior geração que está passando pelas salas de aula.
O fato é que as nossas pequenas ovelhas estão sendo amordaçadas e atacadas, e infelizmente muitos de nós estamos negligenciando os sinais.
Portanto, pais, sejam os pastores do seu rebanho, a sua família é o seu primeiro ministério. Professores, sejam usados para ministrar o amor de Cristo. Pastores, invistam nesse pequeno rebanho. As crianças precisam de pessoas que tenham um coração pastoral e é por esse motivo, que oro ao Senhor para que, essas palavras alcancem o seu coração e te levante para fazer parte desse exército.
Em João 21:15, Jesus diz a Simão Pedro “apascenta os meus cordeiros”. Apascentar significa: doutrinar, guiar, pastorear, deleitar, entreter, nutrir, sustentar. Lidar com crianças é um privilégio, pois elas são humildes e sinceras. Em Mateus 18:2-4, Jesus diz que devemos ser como crianças para herdar o Reino de Deus, ou seja, é fácil conduzir esse rebanho.
Você já se perguntou porque somos comparados às ovelhas? Simples, porque as ovelhas são animais dóceis, mas também são frágeis e precisam de cuidados especiais. As crianças são dóceis, porém necessitam de amor, carinho, instrução, querem ser ouvidas, desejam ser incluídas.
Um pastor de ovelhas guia o seu rebanho para lugares seguros, alimenta-os e os protege dos males. E nesse momento a pergunta é: você tem feito isso com suas crianças? Alguns professores ainda não conseguem diferenciar o pastorear com o dar aula. Ainda pensam que o fato de estarem na “salinha” durante os cultos já está bom e, na verdade, não está. O diabo não está brincando com nossas crianças e nós, como Igreja, precisamos levar esse trabalho muito a sério.
Meu desejo é que o Rhema do Salmo 23 alcance seu coração.
Assim como nós, as crianças acarretam muitas necessidades em suas vidas, e você como pastor deve conhecer essas carências.
Desejo que o Senhor lhe dê amor, paciência e orientação para apascentar esse precioso rebanho de pequenas ovelhas!