Por que você deve aprender um novo idioma?

imagem: envato

101

O domínio de um segundo idioma já não é um diferencial nos dias de hoje, e sim uma exigência, sobretudo para quem pensa em crescer na vida profissional e pessoal. Ter uma segunda língua é tão importante quanto a formação acadêmica e, no aspecto profissional, pode ser essencial na obtenção de um trabalho, na promoção de carreira ou na expansão dos negócios. Ademais, a fluência em outros idiomas contribui para o desenvolvimento cognitivo, amplia horizontes e gera novas possibilidades que refletem em crescimento em todas as áreas da vida.

Analise bem, qualquer forma de progresso que se deseje ter na vida profissional, irá esbarrar na necessidade de se dominar um segundo idioma:

–  Se o plano é fazer uma faculdade, terá que passar pelo ENEM ou vestibular, que exige uma prova de inglês, espanhol ou francês.

– Se por acaso estiver pensando em fazer um concurso, os melhores salários são justamente para os cargos públicos que requerem a prova de inglês.

– Caso já  tenha uma graduação e pense  em partir para um mestrado, o domínio de um segundo idioma será essencial no processo seletivo.

– Por fim, se almeja mudar de carreira, ser promovido ou abrir um negócio próprio, irá constatar que todos esses anseios muito provavelmente dependerão da habilidade de se falar outra língua.

Manter-se no mercado de trabalho depende cada vez mais desse conhecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, 15% das vagas para cargos operacionais exigem o idioma inglês e essa proporção é ainda maior para cargos de gerência e de executivo, com 40% e 55% das vagas, respectivamente. Uma pesquisa da Catho (empresa de classificados de empregos) mostra que no Brasil, a quantidade de ofertas de trabalho que exigem outro idioma corresponde a 50% do total das vagas disponíveis. Outra pesquisa da empresa apontou que o salário médio dos profissionais brasileiros que possuem fluência em inglês chega a ser até 61% maior do que aqueles que não possuem essa habilidade.

Já pensou em receber seu salário em dólar? Com o advento da pandemia, surgiram novas possibilidades de trabalhos e negócios internacionais. Tornou-se mais frequente as atividades prestadas para empresas no exterior realizadas por profissionais instalados em qualquer parte do mundo. Os empresários que pensam em expandir mercados ou realizar vendas pela internet, certamente irão se deparar com a necessidade de se comunicar com estrangeiros interessados nos seus produtos ou serviços.

Importante ressaltar ainda que, independente da área de atuação, o profissional que busca estar atualizado precisa estar em dia com a leitura de artigos, livros e sites relacionados a sua área de trabalho. A maioria das publicações são realizadas em inglês para apenas depois serem traduzidas. Ter acesso a esse material assim que são publicados significa estar um passo à frente como profissional.

O estudo de línguas estrangeiras também contribui para o desenvolvimento pessoal. Pense o quanto é gratificante acompanhar sua série preferida sem legenda, ou ainda, ouvir suas músicas, poder cantar junto e sentir seu significado, compreender o que a letra quer dizer. Vamos fazer um exercício: imagine você viajando ao exterior – sinta a sensação de autonomia por saber se comunicar, pedir informações aos nativos e se localizar de forma independente.

Vale mencionar também as várias possibilidades de cursos no estrangeiro, inclusive com bolsas de estudo, para quem domina outros idiomas. Desenvolver a habilidade de falar outros idiomas exercita o cérebro e expande a mente, além de ainda proporcionar uma enorme satisfação pessoal.

Mas, qual a idade certa para iniciar o estudo de idiomas? O estímulo pode ser iniciado desde o momento em que os filhos ainda são nenéns. Estudos mostram que bebês são verdadeiros gênios linguísticos e que aos 6 meses de idade já conseguem identificar a entonação e ritmo sonoros dos idiomas. Quando mais velhos, porém ainda na infância, as crianças conseguem compreender a sonoridade das diferentes línguas a que foram expostas quando bebês e desenvolvem facilmente a habilidade linguística do idioma.

Expor crianças ao contato com outros idiomas reflete significativamente no aprendizado da língua, portanto, quanto antes iniciar, mais fácil será! É possível motivar e ensinar outras línguas aos filhos com pequenas coisas do dia-a-dia e, dessa forma, contribuir para a sua formação pessoal, profissional e cultural.

Os pais precisam estar engajados na formação dos seus filhos e por isso, proporcionar a oportunidade de estudar outros idiomas contribui para que as crianças se destaquem, não apenas pelo conhecimento multicultural, mas também pela competência acadêmica e profissional.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x