Quero iniciar a reflexão desse tema com uma pergunta para você leitor: você está ligado em Cristo assim como os ramos estão ligados na videira? Através desta leitura, gostaria que analisasse a sua vida, se você está conectado com Cristo e se já está produzindo frutos.
Caso as respostas para as perguntas sejam negativas, não se sinta constrangido. Talvez você ainda esteja na preparação. O segredo para produzir fruto é permanecer ligado na videira, pois o nosso Deus irá cuidar de você, fazendo o que for preciso para que você se torne frutífero. Então, hoje pode ser o dia da sua transformação, basta permanecer se enchendo de Deus e, dessa forma, com certeza você irá transbordar na vida de outras pessoas, por meio do fruto do Espírito Santo.
Este texto em particular é um dos mais profundos no que diz respeito a estarmos em união com nosso Senhor Jesus Cristo, e quando meditamos na questão de sermos ramos ligados a uma videira, a primeira ideia que vem à mente é a conexão, ligação. Nesse sentido, o ramo fora da videira não possui vida, pois para isso, ele precisa estar ligado ao tronco da videira, de forma dependente.
Jesus é o nosso tronco, o único que pode nos dar vida! Assim, todos os ramos que estiverem fora da videira estão mortos. Quando um ramo é cortado de uma árvore, ele permanece com vida durante um tempo, mas já está morto. O que garantirá vida permanente é estar ligado à videira.
A mesma coisa acontece com o homem, ele pode até viver uma vida fora dos preceitos de Deus, mas só terá uma vida temporária, pois logo estará morto, uma morte eterna de sofrimento e dor. Enquanto os que permanecem ligados na videira ganham vida eterna e capacidade reprodutiva. A vida para os ramos vem da videira. Muitos dizem que estão em Cristo, mas vivem uma vida fora de sua dependência, vivendo e agindo de uma forma autônoma e não buscando as coisas que irão fortalecer o seu espírito, mas focam sobretudo no viver neste mundo e naquilo que ele proporciona.
A segunda ideia de ramos ligados à videira é a sustentação, pois os ramos estão sendo sustentados e firmados pela videira. Veja só, mesmo em meio às tempestades da vida, temos o tronco para nos sustentar e nos alimentar.
A verdade é que se não estivermos ligados na videira, viveremos uma vida de ilusão, correremos e nunca chegaremos em lugar algum, pois só Cristo tem a direção para as nossas vidas. Para recebermos essa direção, precisamos permanecer ligados n’Ele o tempo todo, do novo nascimento até o último dia de nossas vidas aqui neste mundo. Se procurarmos desvios, nos desconectamos de Cristo.
Uma coisa deve ficar clara em nossos corações, Deus derrama bênçãos neste mundo, onde, de uma certa forma, todos são beneficiados, tantos filhos como criaturas. Essas bênçãos naturais quando são colocadas em primeiro lugar, desviam o foco do Criador. Muitas pessoas passam a vida inteira desfrutando de uma vida sem estarem ligadas na verdadeira videira.
Quando nos tornamos ramos dessa verdadeira videira, passamos de fato a ter unidade com Cristo, trata-se de uma união orgânica, pois transmite vida, a única que podemos ter e essa unidade gerará processos na vida de todos os ramos. Antes de Cristo, éramos ramos de uma videira brava que não produzia fruto. Assim também era conhecida a comunidade de Israel, por uma videira, mas que produziu frutos amargos. Por isso, Jesus Cristo define-se como a verdadeira videira, pois, com Ele, nós seremos ramos frutíferos.
“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corte; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”. (João 15:3).
O texto acima apresenta duas condições para os ramos: a primeira condição é que os ramos que estão ligados à videira, mas não produzem frutos, serão cortados. A segunda condição refere-se aos ramos que estão ligados e que produzem frutos, estes irão ser podados para produzirem ainda mais.
Entenda que o único objetivo dessa limpeza é a produção de mais frutos. Se analisarmos a vida de um cristão que nasce do espírito, ele não dará fruto no dia seguinte do seu novo nascimento, mas demandará um tempo até começar a produzi-los. Assim como toda árvore frutífera necessita de um tempo determinado, o novo convertido também depende do fator da espera e da sua obediência para a sua produção.
Nesse momento, você pode se perguntar: quais são os frutos que um cristão deve produzir? Na verdade, são os frutos do Espírito: sendo “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gálatas 5:22-23).
A única forma de produzir esses frutos é sermos ministrados por Cristo Jesus, por meio de Sua Palavra, crendo em Suas verdades, obedecendo sempre aos Seus mandamentos. Assim, seremos ramos da única videira verdadeira, nos tornaremos ramos frutíferos e seremos chamados de discípulos de Cristo.
O segredo é permanecer na videira!
E você, está ligado a ela?
Que Texto maravilhoso que nos leva a reflexão!
Excelente texto ! Muito edificante , parabéns !