Já parou para observar os lírios do campo e as aves do céu? Já olhou para o céu, quando o sol está se pondo e há uma explosão de cores? É um espetáculo que Deus prepara para nós todos os dias, que raramente contemplamos. Será que o projeto de Deus para nós era de uma vida tão agitada, em que ocupamos nosso tempo com “coisas” que nem sempre nos levam a Deus? Será que nessa agitação, conseguimos buscar primeiramente o Reino de Deus? Ou estamos apenas lutando com as nossas próprias forças para termos os bens que desejamos?
De acordo com os Evangelhos, como cristãos que somos, devemos ter Jesus Cristo como modelo a seguir. Mesmo vivendo intensamente, o Filho do Homem soube apreciar cada vista e cada pessoa que se apresentou a Ele, dando sua atenção de forma cuidadosa e sempre com muito amor.
E por que Jesus sabia aproveitar o seu tempo?
Pois Jesus conhecia o seu propósito e sabia que existia um alinhamento entre a sua missão e as circunstâncias que lhes eram apresentadas.
Um caso bem conhecido na Bíblia, é o de Marta e Maria, descrito no Evangelho de Lucas 10:38-42, em que as duas irmãs demonstram suas prioridades. Maria, aproveita seu tempo contemplando a presença de Jesus, permanecendo aos pés do Senhor, enquanto Marta estava ocupada com muito serviço. Marta pergunta ao Mestre se Ele não se importa que sua irmã a tenha deixado sozinha no trabalho e imediatamente Jesus responde: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
Esse é o direcionamento que Jesus nos dá quanto às prioridades. Quanto tempo perdemos com o que não é necessário? Quantas vezes queremos desbravar territórios que não são para nós? Quantas vezes, por excesso de atividades e de ruídos em nossa cabeça, deixamos de ouvir a voz de Deus? Para resolver essas questões e reprogramar a rota, um ponto essencial é saber para onde estamos indo, ou seja, qual é o nosso propósito de vida.
O propósito de todo cristão é viver os valores do Reino de Deus aqui na Terra. É pregar o Evangelho com as nossas ações, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como amamos a nós mesmos. Qualquer atitude fora disso, não está nos planos de Deus para nós.
Andar com Jesus é andar com fé que, apesar das aflições que iremos passar, o Senhor deseja que tenhamos bom ânimo. Ele já venceu o mundo e estará sempre conosco, nos aprimorando para cumprirmos o nosso propósito. Nosso papel é cumprir nossa parte e descansar n’Ele.
Portanto, para reduzir a velocidade e apreciar a vista, devemos ter fé em Deus e no propósito d’Ele para as nossas vidas.
Cada dia celebrando com temor, amor e gratidão a Deus, pois assim, o nome d’Ele é glorificado.