Começaremos esse Café com Palavra olhando para uma passagem das Escrituras que ilustra, com perfeição, a ideia que o Senhor deseja nos transmitir acerca da comunhão — primeiro, a que temos com Ele, depois, a que construímos com os nossos irmãos.
Reflita sobre os seguintes versículos:
“Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. ” (1 João 1:6-7)
Quando desejamos a restituição da comunhão, clamamos pelo nosso relacionamento com o Senhor, mas também pensamos na importância dos vínculos criados com os nossos irmãos. Não podemos nos esquecer: o Senhor sempre trabalha por meio de relacionamentos. Fato é que em inúmeras passagens bíblicas, é demonstrado que não faz parte do Seu plano que vivamos sozinhos, isolados.
Não somos autossuficientes e, ao agirmos de acordo com essa realidade, nos aproximamos de um viver santo, capaz de verdadeiramente agradar ao Senhor. Não queremos ser confundidos com aqueles que andam pelas trevas, todavia, se realmente há o desejo de sermos reconhecidos como aqueles que trilham pela luz, devemos mover os nossos esforços para que cada escolha e movimento — do começo ao fim de nossos dias — demonstrem os mandamentos fundamentais: amar ao Senhor e ao nosso próximo.
Pessoas precisam de pessoas e, sobretudo, é fundamental que tais relacionamentos em tudo devolvam glória a Ele. Pergunte a si mesmo — os seus relacionamentos genuinamente glorificam o Nome do Senhor? Do contrário, nossas palavras serão como um vapor que logo desaparecem, incapazes de demonstrar o andar na luz que o apóstolo João descreve em sua carta.
Comunhão e relacionamento são palavras que precisam ser sempre vistas em conjunto, como um par inseparável. Nessa “receita”, ingredientes também são indispensáveis: intimidade, vulnerabilidade e confiança, são alguns. Quer seja em sua comunhão com o Senhor, ou com seus irmãos em Cristo, a restituição está disponível! Nesse mês, esteja verdadeiramente na comunidade a qual você foi criado para estar — essa será a nossa mais sincera oração.
Equipe editorial da Revista Renascer