Revista Renascer

reflexão para os homens
Hombridade

Salmos 25: uma reflexão para os homens

Você já leu Salmos 25? Ainda não? Então quero te convidar a refletir sobre esse capítulo. Davi escreveu esse texto quando orava a Deus por um auxílio.

“A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia”. (Salmos 25:1-5).

Certamente, no versículo 5, Davi não falou que esperava em Deus durante “todo o dia” por um acaso. Ele utilizou essa expressão porque ele estava passando por um dia difícil, um dia diferente.

Em dias assim, em que um desafio muito grande chega, o dia parece ter mais do que as habituais 24 horas.  Quando alguém passa a lidar com alguma enfermidade grave na família, por exemplo, o dia passa a revelar desafios adicionais em cada rotina. Esse então se torna o dia de esperar no Senhor, assim como relatou Davi nos Salmos 25.

Mas a minha pergunta é: de que maneira, nós homens, podemos expressar que esperamos no Senhor como fez Davi? Vamos analisar o Salmo 25:

  • (Salmos 25:1) “A ti, Senhor, levanto a minha alma” – devemos encher a nossa mente com a Palavra de Deus e exercitar o nosso espírito, orando a Ele.
  • (Salmos 25:2-3)“Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa” – devemos nos lembrar de que nós somos filhos e temos um Pai, que é o Deus todo poderoso. Cada um de nós pode chamá-lo de “Deus meu”. Podemos confiar n’Ele para não sermos confundidos pelo medo ou pelas incertezas das adversidades.
  • (Salmos 25:4) “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas – devemos nos lembrar que Deus tem os Seus caminhos e as soluções de que necessitamos para os nossos desafios diários.
  • (Salmos 25:5) “Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia – devemos permitir que o Senhor nos guie em Seus caminhos, pois é através da fé que podemos promover o equilíbrio em nossos relacionamentos como filho, pai, esposo, profissional e no desempenho do nosso papel desafiador de provedor. Se falharmos, aqueles que nos têm como exemplo serão impactados negativamente. Homens: se Deus nos confiou uma família, Ele irá nos sustentar, pois Ele é o Deus da nossa salvação e n’Ele devemos esperar e confiar.

Meu desejo é que sejamos renovados em Deus a cada instante, inclusive nesses dias de crise. Que o Senhor se revele a nós com o Seu cuidado e paz. Que o Deus de toda a provisão se manifeste com a cura, coragem, fé e esperança aos nossos corações.

Estamos no ano do propósito e nós não vivemos por vista, mas por fé.  Sabemos que o nosso Deus continua no controle de todas as coisas e temos a confiança de que nenhum dos Seus planos serão frustrados.

Eu te desafio homem, a trazer à memória o que te dá esperança!

Vamos lá?

Salmos 25: uma reflexão para os homens

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo