Ser mãe em tempos difíceis

A maternidade é um verdadeiro chamado de Deus para a mulher, um chamado que exige renúncia, esforço, empenho, dedicação e amor incondicional. Tudo isso está relacionado ao ser mãe.

Na Bíblia podemos contemplar o exemplo de várias mulheres que foram mães e podemos aprender com seus exemplos. A primeira mãe do mundo foi Eva, uma mulher que teve que aprender a lidar com as dores e desafios da maternidade. Eva, apesar das dores que sentiu, mostrava alegria na maternidade. Em Gênesis 4:25 são relatados o respeito e a alegria sentidos por Eva ao trazer o seu filho ao mundo.

Na história de Sara, podemos ver a lealdade e a guerra emocional para exercer sua fé. Lemos que ela viveu uma luta entre razão e fé, travada após receber a promessa de ser mãe de muitas nações. Em Gênesis 21:2 lemos que Sara viveu o cumprimento dessa promessa e compreendemos que para todas as coisas existe um tempo determinado.

No segundo capítulo de Êxodo, conhecemos a narrativa de Joquebede, a mãe de Moisés, que aprendeu no momento mais difícil a depender de Deus e a entregar o seu filho aos cuidados e proteção do Senhor. Nessa situação, precisou esconder seu filho para não ser morto em razão de uma ordem dada por Faraó. Imagine quanta angústia, medo e dúvida ela sentiu? Certamente, não foi fácil tomar a decisão correta naquele momento.

Conhecendo outro exemplo, podemos citar Ana, mãe de Samuel, com quem aprendemos a ser constantes na fé e na ação de súplicas. Ana tem a incrível história de uma mulher que não podia ter filhos, mas desejava com toda a sua alma ser mãe. Ana tocou o coração de Deus com suas orações e foi abençoada com o seu filho. Você consegue imaginar a força emocional dessa mulher quando foi julgada por orar insistentemente? As Escrituras nos mostram que Ana não deu ouvidos às críticas, pelo contrário, permaneceu firme em seu propósito com Deus. No livro de 1 Samuel podemos conferir essa história por completo.

Maria foi a mãe de Jesus. Podemos refletir sobre as acusações, palpites e julgamentos vividos por ela. Diante disso, Maria foi uma mãe exemplar. Uma doce mulher que agradou e atraiu o coração de Deus. Ela foi responsável por criar, educar e ensinar Jesus. Maria focou no que era importante e o criou para um propósito.

No mês em que comemoramos o dia das mães, convido você a pensar: será que estamos criando os nossos filhos para um propósito específico? Ou achamos que simplesmente levarmos para a escola, darmos roupa, comida e outros recursos, é o suficiente?

Maria tinha a visão de Reino e criou Jesus com inteligência emocional e espiritual.

Todas essas histórias de mães da Bíblia nos mostram que viveram dias difíceis e que foram provadas nas emoções e na fé. Por isso, precisaram ser sábias, inteligentes emocionalmente e fortes para prevalecerem e criarem os filhos em meio a tantas dificuldades da época. Isso soa familiar para você?

Estamos também vivendo em uma época de muitos desafios e precisamos ser sábias, além de sabermos gerenciar as nossas emoções para tomar atitudes corretas. Precisamos colocar a fé em ação para proteger nossos filhos e família dos inimigos aparentes e ocultos no momento em que estamos presenciando.

Você que é mãe, saiba que essas mulheres da Bíblia não são melhores que você. Elas conseguiram e você também conseguirá exercer o seu papel de mãe em meio a tempestade. Tenha essas mulheres como incentivo, para que você lute com as armas corretas e se fortaleça em primeiro lugar, para depois cuidar e orientar os seus filhos.

Cuide das suas emoções, pois emoções abaladas levam a sentimentos perturbadores e a atitudes insensatas. Fortaleça a sua fé! Cuide da sua saúde física pois somos corpo, alma e espírito. Uma mãe inteligente cuida de si em primeiro lugar para assim conseguir cuidar dos seus filhos. Meu desejo é que você seja uma mãe inteligente, que busca gerenciar suas emoções e fortalecer a sua fé para prosseguir em sua missão de ser parceira de Deus nessa Terra, conduzindo seus filhos para o propósito que o Senhor estabeleceu para cada um deles.

Feliz dia das mães!

Alline Silva Pimentel Barcellos

Alline Silva Pimentel Barcellos

Psicóloga Psicoterapeuta, coach e mentora de Inteligência Emocional para mulheres. Idealizadora do Programa: Mulheres no controle das Emoções e Mães Inteligentes Gerenciam Emoções. Mãe da Esther e Ana Beatriz, esposa do Fabricio. @allinebarcellospsicologa / (62) 9.8516-6842

Você também vai gostar de ver