Estar em comunidade é extremamente importante para o crescimento do cristão e nesse processo, o servir está entre as ações essenciais. Os relacionamentos e a vida em comunidade são elementos necessários. Jesus, em Sua oração sacerdotal, nos ensina como devemos agir e como deve ser o nosso comportamento em relação ao viver como comunidade:
O cristianismo não funciona em isolamento e de forma independente, mas apenas no contexto de comunidade. Cristo enfatizou que a nossa interação com outras pessoas é importante para nosso relacionamento com Ele: “Se alguém afirma: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos? Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seus irmãos.” (1 João 4:20-21).
Assim, a Igreja não é composta somente por louvor, Palavra, diaconato, portaria, aconselhamento ou serviço social. Na verdade, você não precisa necessariamente trabalhar em posições de destaque, pois isso acontecerá conforme a forma com que Deus irá te preparar e vocacionar.
Simplesmente o ato de se colocar à disposição, servindo a sua igreja, te fará uma pessoa melhor, e com isso, você terá o seu caráter moldado, assim como aconteceu com os grandes homens e mulheres de Deus mencionados pela Bíblia.
Você já ouviu aquela frase: “quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Deus só precisa do seu coração e da sua disposição, o resto é com Ele. Você sabia que o ato de ofertar não é ligado somente aos bens materiais? Você pode ofertar também o seu tempo ou serviço a Deus. Não que isso te isente de fazer as suas contribuições, porque mandamento não é uma opção, mas ofertando o seu tempo e as suas obras em favor dos outros, com certeza você entrará em um ciclo de ação e reação no mundo espiritual.
Infelizmente, a nova geração tem entendido ministério ou serviço como algo pesado e difícil, e isso só acontece quando a motivação é equivocada. Entenda: quando você sabe quem é o Deus que você está servindo, tudo muda. O mundo hoje é definido por influências e nós fomos chamados para dominar e exercer posição de governo, ajudando a nossa comunidade de fé, sendo luz em meio às trevas.
Veja abaixo seis motivos que vão te encorajar a servir em sua igreja local:
- Porque somos apaixonados por Jesus: Precisamos saber que a igreja não é um lugar para se frequentar, mas sim para se pertencer e ajudar às pessoas, pois assim também estaremos servindo a Cristo.
- Saber o nosso lugar no corpo de Cristo: Da mesma forma que o nosso corpo tem vários membros e cada membro uma função específica, assim é também o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo e todos pertencemos uns aos outros. Deus, em Sua graça, nos concedeu diferentes dons (Romanos 12:4-6). Por issom dentro do ministério, não existe rivalidade ou batalha de habilidades, todos somos iguais, pois o nosso Senhor nos vê da mesma forma, cada um com seu encargo ou função diferente. É exatamente esse mix de dons, habilidades e talentos que faz com que um complete o outro dentro do corpo de Cristo.
- Siga o exemplo de Jesus: O Mestre nos deixa o melhor exemplo, pois Ele mesmo sendo Deus, se entregou por completo, nos serviu com excelência e nos provou que também somos capazes de servir na mesma intensidade.
- Se conecte com as pessoas: A melhor forma de se integrar se firmar em um grupo de pessoas é ter relacionamentos saudáveis com pessoas que tenham a mesma crença e princípios que os seus. Por isso, aproveite a comunhão com os irmãos para desenvolver bons relacionamentos e duradouras amizades.
Nesse início de ano, quero te encorajar a rever os seus conceitos e convicções e buscar entender quem é Deus para você e o que Jesus fez e faz por você diariamente.
Acredito que somente isso te fará ter a motivação correta de servi-lo com pureza de coração e disposição.
First time here, haha