Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor! (Salmos 150:12)

Antes de começar a ler este texto,  quero te convidar a fechar os seus olhos e respirar bem fundo. Bem fundo! Pronto? Por que fazer este exercício? Pois a  minha reflexão para esse texto é exatamente essa: gratidão pelo respirar!

Já agradeceu por esse movimento tão vital em sua vida hoje? Receber oxigênio gratuito, além de nutrir o sangue e as células, ajuda também a combater a sobrecarga do coração, a relaxar os músculos cardíacos e reduzir a pressão arterial. Repetimos esse movimento em média dezesseis vezes por minuto, novecentos e sessenta por hora e aproximadamente vinte e três mil vezes por dia. Esse simples e riquíssimo benefício do respirar é nos oferecido livremente, todos os dias, durante as vinte e quatro horas. Assim, se você tem fôlego, significa que você tem vida, o que já é um enorme motivo para louvar e agradecer ao nosso Criador.

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. (Gênesis 2:7).

Imagine precisar de uma intervenção para realizar todo esse processo gratuito e diário? Buscar o ar e não achá-lo? Infelizmente, é o que muitas pessoas têm vivido com a Covid-19.

Quando menina, gostava de brincar de prender o fôlego dentro da piscina e contar os segundos pra ver quem ficava mais tempo embaixo d’água. Acredito que todos fazemos esse desafio quando criança, mesmo sem piscina. Em menos de dez segundos eu submergia afobada para buscar o ar, rindo por ter perdido o desafio, mas aliviada em poder respirar. Essa brincadeira sempre me fazia refletir sobre a falta que o oxigênio nos faz e me apavorava saber que se me mantivesse por cinco minutos sem respirar eu poderia morrer. Por isso, eu logo inventava outra brincadeira que comprometesse menos a minha vida e o meu ar.

Hoje eu reflito sobre a busca pelo fôlego, esse movimento que Deus soprou sobre nós sendo realizado por aparelhos nos hospitais de forma tão sacrificial e por muitas vezes, sem sucesso. Em milhares de casos nem mesmo a intervenção dos aparelhos se tornam  suficientes. Nunca imaginei na minha vida que o ar, o respirar e o soprar seriam tão aclamados nos tempos em que vivemos. Essa ação, que por muitas vezes desprezamos e negamos gratidão, deveria ser motivo suficiente para louvarmos a Deus.

Já imaginou se outras coisas tão lindas, gratuitas e fundamentais nos fossem tiradas abruptamente, assim como a Covid-19 comprometeu o nosso respirar? Já imaginou nossa vida sem a primavera? Sem as flores? Sem a música? Definitivamente,  não vejo a hora de poder sair sem máscara e escancarar meu sorriso de volta!

Agora, com calma, respire mais uma vez, segure por quatro segundos e solte o dom gratuito que Deus te deu. Ele sopra esse fôlego todos os dias sobre a sua vida,  solta diariamente a brisa suave por suas narinas ao amanhecer e ao anoitecer, enquanto dormes, quando te levantas, quando choras, quando estás em meio às gargalhadas (e como precisamos de fôlego pra isso!), quando suspiras por amor, quando a ansiedade bate no peito, quando cantas, quando adoras.

Em Salmos 150:6 lemos: “Tudo que tem vida louve ao Senhor. Aleluia”. Em algumas versões (ARA) está escrito: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia”. Por isso meu caro leitor, as pedras não podem louvar ao Senhor, nem as montanhas e nem a água, por mais pura que seja. Contudo, todo ser que respira, que tem fôlego e vida, sim, louve ao Senhor! Aleluia!

Portanto, observe a próxima estação com mais amor, caminhe descalço mais vezes, veja mais o amanhecer e o anoitecer, contemple mais as coisas simples e naturais, sorria mais, esteja com pessoas que ama e até aquelas que você nem tanto ama, perdoe mais, conviva mais, abrace mais, cozinhe, dê carinho, cante, beije, desbrave, salte, dê mais chances, inspire, expire e viva cada dia intensamente. Pode ser que não tenhamos essa oportunidade amanhã.

Quero incentivá-lo a acordar todos os dias, adorar ao nosso Senhor com teu respirar, com o seu fôlego e por fazer esse movimento sem precisar de aparelhos. Você já é um vencedor, por isso, viva, respire e louve!

Armanda Paz

Cantora e Professora de canto. Ministra de Louvor na Igreja Batista Renascer Sede. Instagram: @armandapaz

Você também vai gostar de ver

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ageu Nunes
Ageu Nunes
4 meses atrás

O versículo em questão, se trata, na verdade do 6. Haja visto que o Salmo 150 só tem 6 versículos.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x