Uma convocação para os Gideões

imagem: envato

96

O livro de Juízes conta a história de um povo escolhido e separado por Deus, mas que decidiu desprezar as leis do Senhor e fazer o que achava reto aos seus próprios olhos. Como consequência da desobediência e idolatria, Deus permitiu que povos inimigos oprimissem a nação de Israel, porém, quando o povo se arrependia e clamava ao Senhor, Deus mandava juízes para livrá-lo desses opressores.

Gideão foi um desses juízes, um simples lenhador, descendente da tribo de Manassés, que de repente se viu diante da missão de libertar o seu povo das mãos dos midianitas, homens cruéis que destruíam e saqueavam tudo, deixando os israelitas sem sustento e debilitados. Gideão estava malhando trigo para se esconder dos midianitas quando um anjo do Senhor lhe apareceu e disse: “O Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6:12).

Gideão reconheceu a voz do Senhor, porém, a sua primeira atitude foi lamentar e se colocar como incapaz de realizar tal obra. Respondeu-lhe Gideão: “Ai, Senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto?” Continuou o anjo: “Vai nessa tua força e livra Israel das mãos dos midianitas”. E Gideão justificou dizendo: “Com que livrarei Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor da casa do meu pai”.

Gideão é um exemplo de como Deus escolhe “pequenos homens” para desempenhar grandes tarefas, pois estamos em constante batalhas espirituais, no entanto, a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas  sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6:12).

O inimigo tem entrado nas casas e saqueado a harmonia familiar, a saúde física e emocional, os princípios bíblicos, as finanças e por esse motivo, nos sentimos incapazes de lutarmos por nossa família. Gideão estava tão enfraquecido na fé que pediu provas para certificar que Deus estava com ele. Muitas vezes nos sentimos assim, sem forças para lutar.

Interessante destacar que o primeiro desafio de Gideão foi o de destruir o altar para ídolos feito pelo seu próprio pai e que, provavelmente, foi o segundo a se converter. O Senhor está chamando você homem —  simples, trabalhador e pai de família — , mas que é um sacerdote forte e capaz de lutar pelo seu povo. Saiba que Deus é quem nos capacita e nos fortalece. Você só precisa confiar e estar diante d’ Ele em oração, jejum, leitura da Palavra e em comunhão com outros irmãos.

No final de 2021, o Senhor deu uma direção ao nosso pastor João Queiroz, para que convocasse os varões da igreja a caminharem juntos, orando uns pelos outros e também para fortalecer aqueles que se sentem fracos e desanimados.

Gideão lutou contra 135.000 midianitas com apenas 300 homens, e isso aconteceu para que ficasse claro que a vitória veio de Deus e não dos homens. Acredite: quando Jesus entra em nossa vida, tudo se transforma, pois Ele é capaz de transformar os fracos e abatidos em guerreiros vencedores.

Seja um valente! Confie no Senhor!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x