Revista Renascer

geração educada
Gerações

Uma geração educada em um novo cenário

Na sociedade contemporânea as tecnologias estão presentes em nosso meio em todo o tempo, seja em uma simples ida ao banco, até mesmo a rotina de estudos de um aluno em pleno calendário escolar. O fato é que essa geração está totalmente inserida em um novo cenário de educação, discussão e rotina.

Com tudo isso que temos vivenciado nos últimos tempos, a minha principal preocupação é: temos como “digrerir” e discernir as informações que chegam até nós ou estamos sendo manipulados por sistemas inteligentes?

Há poucas semanas pude fazer uma viagem em que eu e um de meus filhos passamos 10 horas em trânsito. Por sugestão do meu filho, fomos e voltamos ouvindo “podcasts” sobre História, Política e Infectologia, conduzidas por um professor doutor e com alguns convidados. Ouvíamos parte dos podcasts e discutíamos sobre o assunto.

É assombrosa a quantidade de informações que as pessoas de todas as idades têm atualmente, especialmente “graças” à globalização e popularização dos conteúdos, especialmente na internet.

Não podemos nos esquecer que “nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (I Timóteo 4:1). Estamos vivenciando esse tempo, onde a verdade é “relativa”, com desprezo à Palavra de Deus, onde há ditadura imposta pelo pluralismo cultural, a “liberdade” de imprensa exacerbada e a institucionalização da iniquidade.

É óbvio que a tecnologia trouxe inúmeras vantagens para a educação brasileira e mundial, mas com ela vieram “pragas” que precisam ser extintas, como a pornografia e o doutrinamento ideológico.

A educação tradicional – aquela onde a maioria dos princípios aos filhos eram ministrados pelos pais e família – foi sutilmente sendo substituída pela educação à distância. Esta tem como “professores” os blogueiros(as) e youtubers, que muitas vezes ministram conteúdos que merecem atenção de todos e que afrontam aos princípios morais e bíblicos.

Não podemos esquecer que dentre essas mazelas, temos benefícios inestimáveis, e aqui me refiro à Educação à Distância (EAD), que está possibilitando às pessoas de todas as idades e condições sociais o acesso à educação, até mesmo em locais longínquos, como entre ribeirinhos ou pessoas isoladas do meio de florestas.

Não posso deixar de mencionar também que os novos estilos de aprendizagem possibilitam a presença cada vez mais acessível da tecnologia na vida cotidiana e escolar dos jovens, ditando novos comportamentos que incluem o uso constante de aplicativos disponíveis na internet para inúmeras e diversas atividades.

Assim, conclui-se portanto que, há benefícios e desvantagens na educação atual e consequentemente precisamos refletir e confrontar os conteúdos recebidos nas escolas, faculdades e redes sociais com os princípios e verdades constantes na Bíblia.

Esse é o nosso papel, enquanto pais e professores!

Uma geração educada em um novo cenário

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo