Vencendo os meus limites!

imagem: envato

97

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar”.
(1 Coríntios 10:13)

Você já parou para pensar como andam as suas emoções? Você consegue lidar de forma equilibrada com os seus limites, crises e tentações? Na maioria das vezes você supera os seus limites ou culpa os seus pais e a sua origem pelos problemas que acometem a sua vida?

Não escolhemos onde nascemos nem quem serão os nossos pais, mas podemos escolher ter uma vida melhor e fazer diferente. Não é o local ou o seio familiar em que você nasceu que irá definir quem você será. Assim como não é a sua situação financeira que expressa quem é melhor ou pior.

É claro que muitas coisas nos ajudam e outras atrapalham, mas é fundamental aprender a lidar com cada circunstância em nosso dia-a-dia. Frequentemente, observo que as pessoas perdem a oportunidade de extrair proveito das dificuldades que lhes são impostas.

A vida nos apresenta uma série de “formas”, mas cabe a nós dizer como iremos nos enquadrar a elas. Talvez, você tenha nascido em um lar extremamente pobre, ou com problemas ligados às drogas e ao alcoolismo, mas a questão não está onde você nasceu, mas sim na forma de como você lida com isso.

A verdade é que todos nós precisamos aprender a lidar com as nossas limitações!

Observando as várias histórias nas Escrituras, vemos que a maioria das pessoas nasceram em um ambiente cercado por muitos problemas, no entanto vemos também que muitos deles venceram as suas limitações e não aceitaram viver em meio ao caos. Acredite: tudo o que está escrito na Bíblia Sagrada é para trazer alguma instrução para nós.

Vejamos o exemplo de Jabez, descrito pela Bíblia:

 “Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. (1 Crônicas 4:10).

Jabez, o homem citado no livro de Josué, não aceitou o nome dado para Ele e estava decidido a mudar as circunstâncias que se apresentavam diante dele. Esse homem sonhou, orou e planejou. Depois, se tornou o mais ilustre entre os seus irmãos.

Há uma frase que diz que os problemas podem ser nossos servos, ou podem nos manter afastados da realização de um milagre, assim como podem também ser um degrau de subida, ou uma pedra de tropeço. Ao invés de reclamar ou procurar culpados pelos problemas que o cercavam, Jabez fez uma oração e apresentou seus cinco pedidos ao Senhor (1 Crônica 4:10).

Outro exemplo Bíblico foi Davi, que não permitiu que a opinião de sua família sobre ele impedisse o plano de torná-lo rei. Do mesmo modo, José que se viu vendido como escravo para o Egito, desafiou as suas circunstâncias até ser posicionado como governador daquela nação.

Com esses exemplos podemos aprender que tudo o que vier sobre a nossa vida, seja para torná-la pior ou melhor, passou pela permissão de Deus. O que fará a diferença é a forma como você enxergará a vida, portanto está em suas mãos o poder para decidir se você será dominado por suas fraquezas e limitações ou não.

A beleza do Evangelho está justamente quando Deus nos revela e nos dá a capacidade de fazer escolhas e, fazendo o que é certo, Ele irá nos ajudar. Com esse entendimento, é possível passar por cima de todos os problemas que vão surgindo no decorrer da nossa existência.

Pense comigo: se a vida fosse baseada naquilo que os outros podem fazer por nós, não haveria necessidade de buscarmos ao Senhor. É fundamental entender que a maioria das limitações que aparecem em nossas vidas podem nos tornar melhores e de fato, revelar qual é o verdadeiro potencial que carregamos.

Nesse sentido, a oração é poderosa pois não tem apenas o propósito de comunicar as nossas necessidades a Deus, mas de construir relacionamento com Ele. Por outro lado, o diabo quer que você se mantenha infrutífero, deixando você preso aos problemas e crises.

Entenda que você cumprirá o seu propósito usando os seus próprios bens e talentos que Ele te deu, assim, não se permita viver preso aos enganos e as mentiras que limitam a sua fé. Você não foi feito apenas para ser um consumidor de religião, mas para colaborar com o Reino de Deus.

Pergunte ao Senhor o que é esperado de você e o modo como você pode acrescentar na obra que Ele está promovendo em nosso meio.

Que Deus possa abençoar a sua vida de forma extraordinária!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x