Como derrubar as muralhas do medo e da dúvida?

imagem: envato

309

“Pela fé, caíram as muralhas de Jericó, depois do povo de Israel ter marchado à volta delas por sete dias”. (Hebreus 11:30).

            Você já deve ter lido no Antigo Testamento o relato fascinante e inspirador sobre a queda das muralhas de Jericó. Naquele contexto, as gigantescas muralhas que cercaram a cidade de Jericó, eram símbolo de segurança e força para aquele local. Os israelitas, depois de terem saído do Egito e passarem quarenta anos no deserto, ainda tinham a expectativa de chegar à Terra Prometida, mas dessa vez, estavam sendo conduzidos por Josué, o sucessor de Moisés. Josué foi direcionado por Deus e obedeceu em tudo que o Senhor o orientou, e assim as muralhas de Jericó caíram, dando vitória ao povo de Israel.

Em nossa caminhada cristã, frequentemente nos deparamos com muralhas que aparentemente parecem intransponíveis, e na Palavra Pastoral deste mês de novembro, quero trazer uma reflexão específica sobre as muralhas do medo e da dúvida. Vejamos:

O medo é uma muralha silenciosa que se ergue perante nós, e que muitas vezes parece invisível aos nossos olhos, de tão poderosa influência que ela pode ter sobre as nossas vidas. A verdade é que o medo pode nos aprisionar, limitando as nossas possibilidades e impedindo o nosso progresso. Além disso, o medo nos atrapalha a alcançar o que Deus quer de nós, e isso afeta de forma direta a nossa relação com Deus.

Na Bíblia, quando Deus fala com Josué, por várias vezes o Senhor pede para que ele não tenha medo, mas que seja forte e corajoso. “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará”. (Deuteronômio 31:6).

Nesse trecho bíblico vemos que o Senhor está conosco e não nos desampara, porém muitas vezes nos sentimos abandonados e com medo, no entanto, uma vez que entendemos e temos a certeza da Sua Palavra, como poderemos ficar com medo?

Assim como Josué liderou o povo de Israel na queda das muralhas de Jericó com fé e obediência, podemos também aprender a derrubar a muralha do medo, permitindo-nos experimentar uma liberdade e confiança renovada em Deus.

Deste modo, a única forma de sairmos da escravidão do medo, é pelo conhecimento em Deus exercido de forma plena. Entenda: não devemos ignorar os nossos medos, mas precisamos encará-los com coragem, buscando sempre orientação do Senhor, assim como fez Josué.

Quanto à muralha da dúvida, posso afirmar com toda a certeza que são obstáculos que todos nós, em algum momento da vida, nos deparamos. Elas podem surgir diante de decisões importantes, ou em meio a desafios inesperados.

No livro de Lucas, capítulo 24, temos um exemplo claro sobre isso, quando vemos que no terceiro dia após a morte de Jesus, os discípulos ouviram sobre a sua ressurreição e ficaram apavorados, a ponto de terem dúvidas se aquele que vos falava era de fato Jesus.

Observe que muitas vezes as circunstâncias nos levam a ter tantas dúvidas, que passamos a questionar as promessas de Deus para a nossa vida. Acredite: a função da dúvida é de sempre assumir um papel de nos fazer recuar, trazendo perturbação para a nossa alma e fazendo com que não acreditemos na possibilidade de que em Cristo, as situações mudam para melhor.

Veja o que está escrito em Marcos, capítulo 11, versículo 23:

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito”.

O que podemos aprender com essa passagem? Simples, que precisamos liberar a palavra, afirmar e dar uma ordem ao que está trazendo aflição para a nossa alma. Uma palavra de ordem contra um problema pode mudar a situação, mas não pode haver dúvidas quanto a isso em seu coração. Entenda: a dúvida faz com que você acomode e tolere o que está vivendo, por isso você nunca será capaz de mudar algo que tolera.

À semelhança das muralhas de Jericó, quando confiamos em Deus e nos comprometemos a seguir o caminho da verdade, com certeza as dúvidas cairão diante de nós. Assim, a vitória sobre o medo e a dúvida está ao nosso alcance, desde que aprendamos a confiar nas promessas de Deus e a agir com coragem e fé todos os dias.

Portanto, não importa o tamanho da sua muralha, ela vai cair e a vitória será proclamada para honra e glória do nome do Senhor Jesus.

Deus te abençoe!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x