Todos nós somos dirigidos por alguma coisa ou por algum sentimento e, na maioria das vezes, nem percebemos isso. Muitas vezes declaramos que a nossa vida é dirigida por determinada coisa, quando na verdade ela é dirigida por outra. Mas, nem sempre a nossa vida é dirigida pelo que gostaríamos. Muitos têm sua vida dirigida por preocupações, outros por temores, e por isso vivem se resguardando com medo de algo. Existem inúmeras circunstâncias, valores, frustrações, sentimentos e emoções que podem dirigir nossa vida ao invés de nos deixarmos guiar pelo que vale a pena. Veja o que diz o Evangelho sobre isso:
“O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho”.
(Isaías 28:26)
Nessa edição, quero que você, caro leitor da Revista Renascer, reflita sobre alguns aspectos que podem estar dirigindo a sua vida.
Muitos são dirigidos pela culpa – as pessoas nessa situação são manipuladas por suas lembranças. Não podemos deixar que isso interfira em nossa vida. É fato que somos resultado do nosso passado. O que você semeou ontem, com certeza você colherá. O nosso amanhã é resultado do hoje que vivemos, e nisso todos nós nos igualamos. Mas, embora somos resultado do nosso passado, não significa que somos prisioneiros dele. Todos os meus erros e falhas do passado não querem dizer que me tornarei escravo dele. Deus não consulta o nosso passado para nos abençoar, pelo contrário. Tenha a certeza de que Deus não vai se lembrar de nossos pecados, uma vez que nos arrependemos. Precisamos buscar a Deus e eliminar toda culpa imposta pelo passado.
Muitos são dirigidos pelo rancor ou pelo ódio – todos os dias vemos pessoas presas nesse sentido, mas elas não veem que o rancor e o ódio sempre machucam mais a nós mesmos do que à pessoa que nos trouxe a ofensa. Alam Sachs disse que “a morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive”. Muitas pessoas estão simplesmente sobrevivendo, porque vivem debaixo de culpas, tormentos e rancor, e esses sentimentos acabam manipulando a vida e a mente. Saiba que o tempo não vai parar pra que possamos resolver nossos problemas. A vida anda, e não podemos perder tempo ficando chateados por pouca coisa.
Precisamos liberar nossos ofensores – nós nunca perdoaremos alguém mais do que Deus tem nos perdoado. Perdão significa prejuízo. Precisamos liberar e esquecer as ofensas de forma que isso não nos fira, não nos machuque e, portanto, não dirija nossa vida.
Muitos são dirigidos pelo orgulho – não admitir que precisamos de ajuda é orgulho. As pessoas vivem enganadas e acham que ninguém percebe. Lembre-se que não somos uma ilha, e que portanto, todos nós precisamos ser ajudados em algum aspecto ou momento. Vivemos em uma sociedade que se preocupa muito com a autoimagem, e qualquer coisa soa como humilhação. Muitas pessoas estão completamente perdidas, mas não procuram ajuda, preferem sofrer, e isso acaba trazendo uma dose maior de sofrimento e humilhação. Provérbios 18:12 diz que “A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas o humilde é respeitado”.
Muitos são dirigidos pela ignorância – a ignorância é o maior mal de todos os tempos, é a mãe de todos os males. Quantos prejuízos, seja financeiros, familiares ou de relacionamentos já tivemos por causa de ignorância? Nós precisamos amadurecer e aprender a não cometer os mesmos erros de tempos atrás, para não sermos destruídos pela nossa ignorância, que traz prejuízos a nós, a nossa família e a nossa igreja. Quantos prejuízos na vida familiar acontecem porque os pais, na sua ignorância, não conseguem educar os filhos e ensinar-lhes lições para a vida? Quantos prejuízos na vida ministerial acontecem porque muitos não entendem que ministério não é status, mas responsabilidade? A ignorância espiritual pode trazer grandes danos. Muitos ignoram coisas básicas como a leitura da Bíblia e a oração, e por isso não conseguem avançar. O resultado da ignorância é perda da sensibilidade e por isso muitas pessoas passam meses sem ir à igreja e não entendem que o nosso espírito se alimenta em ouvir a Palavra de Deus.
Espero em Deus que você possa aproveitar essas palavras, meditar sobre esses pontos e acordar a respeito daquilo que dirige sua vida.
Viva um cristianismo saudável pra que outras pessoas também sejam alcançadas por sua vida.
Deus esteja com você em todo tempo!