“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu.
(Mateus 26:39).
É com muita satisfação que venho escrever mais uma Palavra Pastoral para a Revista Renascer. Nessa palavra, em especial, quero refletir sobre uma atitude muito comum entre as pessoas, a desistência. Creio que todos nós já passamos por algum momento na vida em que desistimos de algo. Me lembro do meu primeiro curso superior que comecei a fazer. No início estava muito empolgado e continuei assim por um ano, no entanto, na metade do curso parei. Sim, por muitas vezes eu também desisti de várias coisas na vida por falta de orientação, maturidade, enfim, por diversos fatores e contextos.
Vejamos então o significado da palavra “desistência” – de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa – desistência é um substantivo feminino, que significa: “Ação ou efeito de desistir, ato de renunciar voluntariamente ou não dar continuidade a algo”.
Se você for avaliar as diversas situações da vida, tudo conspira contra o seu crescimento e prosperidade. Mas a verdade é que adquirir conhecimento para ser uma pessoa melhor custa caro! Não estou aqui falando somente do financeiro, mas também de outros fatores como tempo e a motivação para realizar algo com excelência.
Uma das coisas que me chama a atenção no livro de Provérbios é que Salomão deixa claro que o temor ao Senhor é o princípio para termos conhecimento. Veja:
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
(Provérbios 1:7)
Uma das coisas que percebo nas pessoas como tentação para a desistência é a procrastinação. Você já percebeu o quanto lutamos contra o espírito de procrastinação? Procrastinar é adiar, deixar para depois, para outro momento. Irmãos, precisamos entender que há coisas em nossas vidas que não podem e nem devem ser procrastinadas, pelo contrário, elas precisam ser feitas e bem realizadas.
Interessante destacar que a procrastinação leva como consequência a desistência. Muitas pessoas acham até que é mais fácil ceder a essa vontade, “entregar os pontos”, desistir. Mas, quem disse que essa atitude é a mais correta?
A tentação de desistir é contínua, e está presente todos os dias e em todas as coisas que vamos fazer, principalmente quando precisamos decidir algo importante ou resolver um problema. É por esse motivo que muitas pessoas perderam o ânimo e se sentem desmotivadas.
Um exemplo clássico de desistência dentro da igreja é a leitura da Bíblia e a prática da oração e jejum. Nesse sentido, a minha pergunta é: por que você desiste de buscar a Deus? Porque você quer atalhos que não irão funcionar? Entenda que somente através da leitura diária da Palavra de Deus, da oração e do jejum é que poderemos nos fortalecer todos os dias.
O problema é que muitos de nós desistem de coisas fáceis, pois o que é difícil sempre exige muito de nós. É exatamente nesse sentido que somos tentados a todo tempo pelo diabo. Por isso, saiba que desistir nos leva a uma ignorância que perpetua o fracasso, onde o inimigo quer nos manter, pois dessa forma, acabaremos como presas fáceis.
Pensem comigo: o conhecimento liberta, mas a falta dele nos aprisiona nas trevas da ignorância.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (1Coríntios 10:13).
Assim, a verdadeira libertação está em conhecer a Palavra de Deus, pois ao conhecê-la, será gerada luz, que lhe tirará das trevas da ignorância. Quantas vezes recebemos uma direção de Deus e o inimigo coloca um “e se” em nossa mente? Lembrem-se: a dúvida vem sempre sobre a verdade e nunca sobre a mentira, por isso a dúvida vem sempre do inimigo.
É bom lembrar que a consolidação da vitória do Senhor não se deu pelo argumento ou demonstração de poder, pois Jesus triunfou por meio de Sua firmeza e poder na Palavra. É por isso que não podemos desistir da leitura da Bíblia, pois os argumentos do diabo contra nós são vencidos, usando a Palavra de Deus.
Portanto, não importa a sua idade, o que você fez ou o que faz, ainda há tempo de começar tudo de novo. Quantos de nós não serviriam para nada, quantos de nós poderíamos estar mortos ou ter uma vida desgostosa? No entanto, estamos aqui, pois o nosso Deus nos resgatou e nos deu uma nova vida de abundância e misericórdia.
Acredite: Deus vai te abençoar em tudo o que você fizer! Ele vai mudar a sua história. Não desista, não recue! Vença a procrastinação e a vontade de desistir.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.
(Jeremias 29:11)
Deus te abençoe!