Nesse mês, a Igreja Batista Renascer promove o 2º Congresso de Intercessão com o tema “Torre de vigia”. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de abril e contará com uma programação muito especial, pensando especialmente no papel da intercessão.
Segundo a pastora Bárbara Calembo: “A intercessão é um estilo de vida que nos leva a desenvolver intimidade com Deus. Além disso, quando intercedemos estamos levando para Deus a causa de alguém. Em uma geração como a nossa, humanista e hedonista, interceder é um ato de amor, uma vez que deixamos de pensar apenas em nós, para lutar com armas espirituais em benefício de alguém”.
A pastora ainda destacou os benefícios para as pessoas que aderem à intercessão. De acordo com ela, a prática de interceder modifica o coração, bem como a forma de amar e pensar a respeito de algo ou alguém. Além disso, essa prática ajuda as pessoas a se tornarem mais misericordiosas e dependentes de Deus, pois se colocam em um lugar onde reconhecem que apenas Ele é capaz de nos dar a vitória.
Com relação ao tema do Congresso deste ano, a pastora nos contou como surgiu a ideia pelo nome: “Foi Deus quem nos entregou esse tema. Eu estava estudando a Bíblia e já há alguns dias buscava em oração pelo tema do congresso. Foi quando vi escrito em um papel laranja, que estava na minha Bíblia, o termo “Torre de Vigia”. Achei interessante, mas passei algumas páginas da Bíblia adiante. Foi quando senti que deveria voltar e ler novamente. Para minha surpresa, não era isso que estava escrito no papel laranja. Entendi que aquela era a resposta de Deus que a liderança do Ministério de Mulheres buscava. Então, recordei de Habacuque 2:1 – “Subirei à minha torre de vigia, como sentinela, e esperarei para ouvir o que Deus irá dizer e que resposta irá dar à minha queixa”. Já não havia dúvida de que Deus havia nos entregado o tema e nos sentimos muito agradecidas a Deus, pois o que Ele planeja é infinitamente melhor do que o que nós planejamos”.
Outro ponto importante desse congresso é que dessa vez, será aberto para toda a igreja e essa novidade se deve ao número de homens que procuraram a liderança e expressaram a vontade de participar. “A intercessão é para todos, independentemente de gênero ou idade. Sabemos que o desejo que os homens sentiram em participar veio da parte de Deus”, completa a pastora Bárbara Calembo.
A intercessão joga luz nas nossas trevas, nos aproxima uns dos outros e de Deus. Portanto, uma família intercessora é mais unida e busca resolver suas fraquezas com a oração. A Palavra de Deus diz em João 15:5, que sem Deus nada podemos fazer, então buscar o Senhor em oração é reconhecer a nossa dependência de Deus.