“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. (João 14:15).
Vivemos em uma Era onde obedecer parece não ser mais importante. Estamos na geração do desafio e do imediatismo, onde o que muitas vezes importa é o “meu querer”. No entanto, as bênçãos decorrentes da obediência começam quando nos atentamos para a voz de Deus, e para isso, muitas vezes, precisamos aquietar, parar, descansar e escutar.
A palavra “Shamá” no Antigo Testamento da Bíblia, apresenta dois significados, escutar e obedecer, sendo que a aplicação do significado depende do contexto. Posso afirmar que isso é coincidência? Claro que não! O fato é que sem escutar, ninguém consegue obedecer, e por isso, é preciso estar atento às orientações que vem do Pai.
Um dos grandes desejos de um pai biológico é que o seu filho seja melhor do que ele em tudo. Por conta disso, a direção e os conselhos de um pai estão sempre presentes, sendo que as instruções e as recomendações de um pai passaram por experiências vividas, que produziram um padrão de decisões sobre todas as áreas. Veja por exemplo o livro de Provérbios,todas aquelas orientações foram testadas e automaticamente direcionadas pelo Pai para o sucesso dos seus filhos.
Quais de vocês, leitores, que ainda criança, desobedeceram uma orientação vinda do pai, mãe ou responsável, e colheram desagradáveis consequências? Todos nós, não é verdade? O fato é que obedecer é o caminho mais fácil e essa escolha faz toda a diferença.
A obediência a Deus nos dará um futuro de alegria e paz, simplesmente porque os Seus conselhos são bons. Já a desobediência leva a ruína simplesmente porque tudo o que não vem d’Ele não deve ser aderido por nós.
A partir de uma orientação (escutar), existem dois caminhos: obedecer ou não essa orientação. Há um livre arbítrio, mas há também benefícios e recompensas no ato da obediência. Em Êxodo 20:12, por exemplo, vemos descrito que aquele que honra pai e mãe (na obediência de suas ações) tem seus dias prolongados aqui na Terra.
Mas, o maior e mais lindo exemplo de obediência a ser seguido, com certeza, é Jesus Cristo. Em seus últimos momentos de vida, Ele olha para o Pai em oração e pergunta: “Meu Pai, se possível afasta de mim esse cálice, contudo, não seja como eu quero, mas sim como Tu queres ”.(Mateus 26:39). A obediência de Jesus trouxe a Ele exaltação através de Deus, e colocou o Seu nome acima de todos.
Portanto, meu conselho é que viva o melhor nessa Terra, escute e obedeça a orientação do Pai, pois a benção de Deus na obediência não é para uma pessoa sozinha, mas sim para toda a sua descendência.
Nascemos para obedecer a Deus, e essa obediência traz bênçãos para todos, incluindo as gerações futuras. Pense nisso!