A esperança de Esdras

A história da vida do escriba Esdras nos inspira, pois, o Deus que agiu em sua vida, age nos dias de hoje também. No entanto, precisamos ter o mesmo coração desse profeta, que teve uma vida de obediência, busca e ensino, o que levou Deus a estender a Sua mão poderosa sobre ele. Veja:

“Este Esdras veio da Babilônia. Era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concederá tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, estava sobre ele” (Esdras 7:6).

Observe que o coração de Esdras ansiava por fazer a vontade de Deus. Sua vida trouxe um reavivamento para o seu povo. Ele vinha da linhagem sacerdotal de Arão e, como escriba, ocupou o lugar dos profetas como mensageiro da vontade de Deus. Esdras era perito em exposição e aplicação da Lei do Senhor. Um dos versículos mais citados do livro de Esdras é: “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas” (Esdras 7:10).

Assim, Esdras vivia dia e noite a Lei do Senhor e possuía prazer em meditar. Assim, o resultado da sua vida de empenho para o Senhor foi o fato de que tudo que ele realizava, prosperava. Veja que isso também pode acontecer conosco nos dias de hoje: se confessarmos o Senhor e viver de acordo com os Seus decretos, meditando em Sua palavra, com certeza teremos resultados extraordinários e uma vida que agrada ao Senhor.

Outra parte interessante na história de Esdras é que ele levou os israelitas a confessarem seus pecados e abandoná-los. O povo de Israel havia violado os preceitos do Senhor e pecado contra Ele. Esdras demonstrou toda a sua revolta contra os atos que o povo de Israel havia cometido contra Deus, rasgou as suas vestes arrancando os seus cabelos e barbas, logo em seguida sentou-se e ficou em silêncio até o sacrifício da tarde. Ele se colocou de joelhos e orou ao Senhor, erguendo a sua voz em confissão, fazendo do pecado do povo o seu próprio pecado.

Com essa atitude, ele confrontou o povo contra o pecado, revelando a graça de Deus por tê-los preservado após o exílio Babilônico, agora o povo necessitava se arrepender, santificar e abandonar seus erros e voltar para o Senhor com integridade.

Nos dias de hoje, necessitamos de homens como Esdras, cheio de fé, esperança, conhecimento e vida com Deus. Precisamos de homens que se levantem para buscar a Deus e vivam a vontade d’Ele, compartilhando a mensagem das boas novas com todos.

Necessitamos de homens que sejam tocados pelo poder de Deus e que tragam esperança para esse mundo falido. Assim como Esdras levou os israelitas a Deus, nós homens também levaremos essa geração ao Senhor.

Esdras, através de sua vida, nos dá um belo exemplo para nós homens cristãos da atualidade. Precisamos desesperadamente fazer o mesmo, da mesma forma que esse profeta se posicionou quanto a servir ao Senhor.

Portanto, homens, é essencial buscar conhecer a Deus e a Sua vontade, viver a verdade e compartilhá-la.

Junicley Ferreira Magalhães

Educador, pastor da Igreja Batista Renascer de Bela Vista de Goiás, empresário da educação. Casado com a pastora Ronivia D. A. Magalhães e pai da Robertha Lyssa e Ana Gabriella.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x