Revista Renascer

restituição
Palavras Pastorais

A restituição do seu coração

Nesse mês de julho, quero compartilhar com os leitores da Revista Renascer sobre a restituição do seu coração. Você sabia, que no decorrer da vida, podemos perder o nosso coração?

O coração está relacionado com os seus valores, que é a fonte de seus pensamentos, sentimentos e onde se produzem palavras e ações. Precisamos ver Deus em nossas vidas, família, finanças e relacionamentos, mas para isso, é necessário mantermos o nosso coração limpo, protegido de ofensa, amargura, ódio e da falta de perdão. Necessitamos aprender a ouvir a voz de Deus. É certo que o Senhor não quer uma formalidade ou aparência, mas um coração que o adore com sinceridade.

Veja o que nos relata a Palavra de Deus sobre isso:

“Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração. Pois é da disposição do coração, depende toda a sua vida. Afasta para longe da sua boca as palavras perversas e não permita que seus lábios pronunciem qualquer mentira. Olhe sempre para a frente. Mantenha o seu olhar fixo no objetivo. Reflita sobre as suas escolhas e sobre o caminho por onde andas, e todos os seus planos serão bem-sucedidos. Não te desvie nem para a direita, nem para a esquerda. Retire o seu pé da malignidade”. (Provérbios 4:23-27).

Entenda o quanto esse texto é claro: o que move o seu coração determinará o seu futuro. Quer mudar de vida? Então mude o seu coração, pois caso contrário, você se tornará refém dele e consequentemente de suas emoções.

Mas, como eu sei se estou perdendo o controle do meu coração? Fácil: reflita sobre como são as suas atitudes e comportamentos diante das circunstâncias e crises. Perceba o que está produzindo e falando, e aí sim, você saberá como está o seu coração.

O que você carrega em seu coração, transparece em sua vida. Se o seu coração está cheio de coisas boas, sua vida vai mostrar essa bondade; se o seu coração está cheio de pensamentos pecaminosos, a sua vida vai revelá-los. Os grandes testes e decisões que você vai enfrentar na vida, dependem do seu coração, e da mesma forma, as pequenas escolhas que fazemos centenas de vezes ao dia.

Em tempos de crises e incertezas, somos testemunhas oculares de muitas maldades, desigualdades e arbitrariedades, e isso acaba enchendo o nosso coração de coisas ruins. Infelizmente, presenciamos em nossa sociedade, muitos atos de violência e injustiça e, por isso, precisamos estar atentos para não transferi-los para a nossa vida e para a nossa casa.

Atualmente, com a pandemia do Coronavírus, temos que aprender, inclusive, a filtrar as informações que ouvimos e até mesmo frear o excesso delas. Muitas pessoas não têm sequer o cuidado de conferir as informações antes de repassá-las, e isso pode gerar pânico e um medo generalizado nas pessoas.

Por isso, precisamos manter o nosso coração saudável, mas para isso é necessário guardar a nossa boca.  Aprenda a colocar as suas afeições em coisas boas.

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. (Colossenses 3:2).

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Mateus 6:21).

Dessa forma, podemos concluir que o Senhor observa atentamente o que Ele nos mandou guardar, juntamente com o que nós escolhemos guardar, lado a lado. O modo como Ele vê e avalia a importância e o valor das coisas, é bem diferente do nosso.

Veja o que Jesus disse em Mateus 15:10 – “E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”.

“Não entendeis ainda que tudo que entra pela boca, desce para o estômago e é lançado para o esgoto? Entretanto as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam uma pessoa impura. Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos e blasfêmias”. (Mateus 15:17-19).

Nós somos cristãos, mas ninguém está isento de cometer atos horríveis. Falamos muito, quando deveríamos ficar calados. A Bíblia diz que quem conversa demais traz vara para as suas costas. Muitas vezes nós estamos lutando e brigando demais com situações nas quais  deveríamos ficar calados. O sofrimento é inato a todos nós, ninguém escapa, contudo eu escolho o que me fará sofrer. Por isso, cuidado com o que você fala! Seja cuidadoso!

Veja que a Palavra de Deus é clara: do coração que procedem os maus pensamentos. Por isso, guarde-o! Interessante destacar que Freud já dizia que o pensamento é um ensaio da realidade. Você pensa e faz. Portanto, seja sábio(a)  e deixe que Deus batalhe por você!

O seu ontem não deve permanecer no seu hoje. Tenha domínio sobre a sua boca para que você não fique doente. Restaure o seu coração e resolva as suas pendências!

Assim, guardar o coração é mais que se proteger de coisas ruins, também significa cuidar do que é bom. Seu coração ficará mais forte e protegido se você enchê-lo com a Palavra de Deus, gratidão, pensamentos e desejos bons.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipenses 4:6-8).

Cultive o que é bom e o seu coração ficará bem guardado!

Deus abençoe a sua vida e a sua casa!

A restituição do seu coração

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo