Com a tecnologia nos dando acesso muito rápido a toda informação e a globalização, não temos como esperar ver o que irá acontecer. Por isso, precisamos estar sempre nos capacitando, atualizando e principalmente cuidando da aparência.
Sabemos que as pessoas estão entrando no mercado de trabalho muito cedo, e tudo é muito rápido. Mas não podemos nos esquecer da aparência, porque o mundo corporativo, executivo, judiciário e empresarial não perdoa falhas em uma aparência desajeitada.
A nossa vestimenta (aparência) é muito importante, porque ela nos revela. Não estamos falando de bonito ou feio, mas sim de como nos apresentamos. Não podemos esquecer que a primeira impressão que passamos é muito importante. Ela significa mais de 40% do que somos ou queremos ser. Com isso, temos que sempre fazer uma pergunta antes de sair de casa para trabalhar ou procurar um trabalho: estou vestido(a) adequadamente para o trabalho?
Algumas pessoas quererem se vestir para o trabalho como se fosse para um passeio casual, uma balada ou um happy hour. Roupa de trabalho pode se tornar roupa para um happy hour, uma balada ou um passeio, mas ao contrário não é possível. Você pode colocar um acessório, mudar o penteado do cabelo, dobrar uma barra, trocar o sapato, dobrar a manga da camisa, tirar o paletó e a gravata, e pronto! A roupa de trabalho mudou o propósito.
Nunca se esqueça do asseio pessoal, roupa limpa, sapato limpo, cabelo limpo e unhas cortadas ou esmaltadas e limpa, barbas bem feitas e cheirosas. A apresentação pessoal é sempre seu primeiro “cartão de visita” para uma entrevista.
Confira agora algumas dicas de roupas básicas que não podem faltar no armário, independente da sua profissão ou cargo.
Para mulheres:
– Vestido e saia reta (comprimento 3 dedos acima do joelho);
– Calça preta reta;
– Calça jeans básica cor escura;
– Camisa básica de manga longa ou curta na cor branca;
- T- Shirt em cores neutras, como cinza, branca e preta;
– Blazer preto básico com corte de alfaiataria;
– Sapatos: scarpin social preto ou nude, sapatilha, sandália e sapatênis;
Para homens:
– Calça preta de alfaiataria;
– Calça jeans básica escura;
– Calça de sarja em cores básicas;
– Camisa de manga comprida e curta na cor branca;
– Camisas pólos;
– Camisetas cores básicas, como branca, cinza e preta;
– Bermudas jeans e sarja com corte de alfaiataria;
– Um costume preto ou azul marinho;
– Três gravatas em cores fortes;
– Cinto preto;
– Sapato: social preto, mocassim, tênis e meias escuras.
Obs.: As cores de meias sempre devem combinar com o sapato ou calça.
Cuide de sua aparência e ganhe credibilidade no mercado de trabalho.