Família nas mãos de Deus

“Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. (Gênesis 1:28).

            Nesta edição da Revista Renascer, quero compartilhar com os leitores, uma palavra poderosa sobre o papel da família nas mãos de Deus, destacando a importância e a responsabilidade dos pais na formação dos filhos e na preservação dos valores familiares.

Desde a criação do mundo, a família é um projeto instituído por Deus, refletindo o amor paterno em nossas vidas. Ao criar o homem, o Senhor percebeu a necessidade de um companheiro e, assim, da costela de Adão, criou a mulher, estabelecendo que se tornariam uma só carne, para povoar a terra e exercer domínio sobre os animais.

Dada a sua relevância na sociedade, as famílias estão frequentemente sob ataque, pois a sua destruição acarreta consequências duradouras, principalmente na vida dos filhos. Mas, é importante ressaltar que os conflitos familiares observados hoje não são novidade, pois a Bíblia também descreve desavenças entre parentes.

Observemos a história de Jacó: seu irmão, Esaú, como primogênito, tinha direito a maior poder e privilégios. Em concordância com a sua mãe, Rebeca, Jacó enganou seu pai e recebeu a bênção que deveria ser de Esaú, que ficou enfurecido com a atitude de seu irmão. Então, Jacó fugiu para a casa de Labão, em Harã, onde se casou.

O núcleo familiar é um ambiente de proteção, onde aprendemos sobre identidade e princípios, e onde nosso caráter se forma. Observa-se que as gerações mais recentes têm perdido esses valores essenciais e estão vulneráveis à influência da sociedade por não conhecerem a sua própria identidade, resultado de uma formação negligente por parte dos pais.

É evidente que todos os pais desejam que seus filhos se tornem pessoas boas, sirvam ao Senhor e prosperem. No entanto, eles têm negligenciado o fato de que isso depende deles como responsáveis por essa formação. Além de fornecer abrigo e alimento, os filhos precisam de atenção, amor, elogios e correções adequadas. É importante compreender que a família não é perfeita, pois essa qualidade é exclusiva de Deus, enquanto nós, seres humanos, somos pecadores.

Por isso, pais, é importante ter cuidado para não projetar seus sonhos frustrados na vida de suas futuras gerações. Pesquisas indicam que muitos atletas pegos em doping foram influenciados por familiares, e modelos flagradas usando drogas seguiram o exemplo da mãe. Nossa descendência pertence ao Senhor, e Ele tem planos extraordinários para eles, mas muitas vezes diferentes dos nossos. Portanto, não imponha suas realizações, mas permita que façam suas próprias escolhas, lembrando que os nossos filhos também necessitam de apoio e conselhos.

Muitos acreditam que o tempo curará as feridas e resolverá os problemas familiares, mas isso nem sempre é verdadeiro. Os eventos naturais e o crescimento dos filhos não eliminam traumas e dores, que podem persistir ao longo da vida. Olhando para Jacó como exemplo, mesmo após receber uma bênção de Deus ao retornar para casa, seu irmão ainda estava furioso, mostrando que resolver conflitos exige decisões e posturas ativas.

Desse modo, para evitar erros com os filhos, é necessário ajustar a própria vida, resolver questões pendentes do passado e buscar reconciliação, assim como aconteceu com Jacó, que teve seu nome mudado para Israel por Deus durante o seu retorno, representando uma mudança de vida. Quando optamos por Cristo, a nossa natureza é moldada para seguir o caminho certo, resultando em uma mudança significativa em nossa vida.

Portanto, que cada família se fortaleça na fé, na esperança e no amor, confiando que Deus está no controle e que Ele tem planos extraordinários para aqueles que O buscam.

Entenda: a sua família pertence ao Senhor, por isso, trate-a como o bem mais precioso que há nesta terra, busque santificar-se para que isso reflita em suas futuras gerações e confie que o Pai cuida de cada detalhe.

Deus abençoe você e a sua família!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x