Revista Renascer

inversão de valores
Palavras Pastorais

Inversão de valores

Nesta edição do mês de março, em que trabalharemos o tema “Vivendo o propósito na construção do caráter” quero compartilhar com vocês, caros leitores da Revista Renascer, um tema que tem sido um dos grandes responsáveis por tanto desequilíbrio social no Brasil e também no mundo: a inversão de valores.

Vivemos em um país onde as pessoas estão padecendo, hospitais e escolas precárias, enquanto se gasta milhões com escolas de samba. Isso são crenças e valores em coisas que não fazem sentido. Nos dias de hoje, infelizmente, vejo que as pessoas não mais reconhecem seus princípios, crenças, valores e caráter. A impressão que se dá, é que o mundo se encontra de pernas para o ar, e com uma bipolaridade nunca vista até então.

Apesar de muitos acreditarem que esse é um tema apenas da atualidade, vemos na Bíblia muitos exemplos de inversão de valores, e um deles está no livro de Jeremias. Veja:

“Houve alguma nação que trocasse os seus deuses posto não serem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória pelo o que há de nenhum proveito. Espantai-vos disso, oh céus, e horrorizai-vos. Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor, porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixavam, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. (Jeremias 2:11).

Quando lemos esse texto, vemos que Deus estava chamando a atenção daquele povo, que tinha dado as costas para Ele, e que se negaram a honrar o Senhor. Deus está indignado, e aparentemente surpreso, pois aquelas pessoas decidiram trocar um Deus com águas de manancial pura, por cisternas. Isso é um grande exemplo de inversão de valores!

Mesmo sendo um problema antigo da humanidade, creio que ainda há a possibilidade de transformação do caráter das pessoas. Para isso, é necessário que cada um reconheça o seu lugar em Cristo e que comece a fazer a diferença onde está, pois dessa maneira o propósito de Deus irá se cumprir na sua vida e a inversão de valores será massificada.

Angela Merkel, uma das maiores chefes de Estado da Europa, disse: “Que desastrosa a condição humana. O caminho natural soa estranho: nossa civilização, nossas universidades e vidas estão distantes das origens”. Na opinião dela os europeus deveriam voltar para a Palavra de Deus, para as igrejas e para Jesus. Ela encerra falando: “Eu gostaria de ouvir as pessoas falando: ‘Eu sou cristão!’ ”

Como igreja, não estamos percebendo que o mundo está estranho, e que precisamos fazer algo urgentemente. Apenas nos reunir em dias de culto não é o suficiente. A igreja tem um papel relevante na sociedade para mudar muitas coisas e por isso, precisamos fazer diferença.

Hoje, vemos filhos convertendo e orando pelos pais, sendo que, na verdade, isso deveria ser justamente ao contrário. Estamos terceirizando coisas que não deveriam ser terceirizadas, como os pais que colocam a responsabilidade de educar os filhos nas igrejas e escolas.

O fato é que em Cristo, não devemos nos deixar contaminar com questões embaraçosas deste mundo, devemos sim procurar viver uma vida de retidão diante de Deus e da sociedade. Por isso, cuide da sua família, do seu propósito e da sua vida com Deus. Faça as coisas certas, bem-feitas e com responsabilidade.

Quando você inverte os valores, você deixa de usufruir de águas puras e cristalinas. Entenda que se estamos aqui hoje, é por causa d’Ele. Portanto, cumpra a vontade d’Ele, pois dessa maneira, com certeza as coisas serão mais fáceis. É o Senhor que molda o nosso caráter e que faz todas as coisas se encaixarem de forma maravilhosa. Nós somos servos, eternamente servos. Quando aprendemos isso, nos submetemos a real vontade do Pai.

Então, como cristão, entenda que é necessário uma mudança imediata na vida das pessoas, um resgate ao passado, dos valores, crenças e no caráter, pois somente assim, desfrutaremos de um futuro melhor.

Eu acredito que ainda há tempo para esse resgate!

Deus abençoe a sua vida e a sua casa!

Em nome de Jesus!

Inversão de valores

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo