Revista Renascer

mulheres
Palavras Pastorais

Mulheres notáveis

No dia oito de março comemoramos o dia Internacional da Mulher. Essa realmente é uma data para ser comemorada, pois as mulheres têm se destacado e trago grandes contribuições para a nossa sociedade atual, e isso não é diferente no meio cristão. As mulheres também têm sido bênção na igreja do Senhor Jesus.

Nos textos bíblicos observa-se que há a menção de várias mulheres notáveis que marcaram a sua época e influenciaram gerações. Essas mulheres não impressionaram somente pela sua beleza exterior, mas também pelas suas atitudes.

Nesse texto, destacarei quatro mulheres notáveis da Bíblia que tiveram atitudes as quais todo cristão deveria imitar. São elas: Sara, Raabe, Abigail e Ester, cada uma delas possui uma característica interessante. Veja:

 

  1. Sara – a determinada

Sara era esposa do patriarca Abraão, mãe de Isaque e avó de Jacó. É por meio de sua descendência que nasceu a nação de Deus. Sara era uma mulher firme e determinada. Ela sabia dos planos e dos propósitos do Senhor para a sua vida.

Quando se lê este versículo podemos até pensar que Sara foi má em sua colocação. Mas, ela teve uma percepção diferenciada por saber dos planos de Deus. Ela esperou por mais de vinte anos a promessa de que seria mãe, mesmo sendo estéril. Sara testemunhou o que o Senhor tinha prometido para o seu esposo Abraão. Ela tinha a certeza de que ele seria pai de nações e que essa descendência seria através dela. Ela ouviu e se posicionou diante do seu marido a respeito das promessas de Deus. O seu herdeiro seria Isaque.

Abraão ficou perturbado com o posicionamento de Sara sobre o seu filho Ismael (filho da escrava), mas Deus confirmou que ele deveria ouvir a sua esposa.

“Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu.
Mas Deus lhe disse: “Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.
Mas também do filho da escrava farei um povo; afinal ele é seu descendente
“. (Gênesis 21:11-13)

Saiba que Deus usa os nossos cônjuges para falar conosco. As mulheres precisam ser firmes, não desrespeitando a autoridade dos maridos, mas determinadas naquilo que Deus falou. Você mulher, precisa entender os planos do Senhor para a sua casa, para a sua geração e para os seus filhos. A fala de Sara ajudou a determinar o futuro e a descendência de Abraão.

  1. Raabe – a ousada

A Bíblia narra que Raabe era uma prostituta cultual. Naquela época, essas mulheres ofereciam seus corpos, sendo vistas na figura de uma deusa.

A cidade de Jericó era fortemente cercada por muros altos, porém o povo estava desfalecido e desanimado. No meio daquele povo estava Raabe, que entendeu que o Deus de Israel era diferente. E foi justamente esse entendimento que fez a diferença na história dela.

Raabe foi corajosa, teve grande temor de Deus e foi ousada em suas decisões, pois salvou os espias. Por isso, em meio à destruição de seu povo, ela e sua família foram poupados.  Ela se casou com Salmom, um hebreu. Dessa união veio Boaz, que se casou com a moabita Rute, gerando a Obede. Obede concebeu a Jessé, pai do Rei Davi.

Por isso, não importa qual foi o seu passado, ou em quais circunstâncias você foi gerada, o que importa é como será o seu futuro. Salmom poderia ter se casado com qualquer outra hebreia, mas foi através de sua união com Raabe que Deus mostrou que pode mudar qualquer história.  Portanto, o seu passado não pode definir o seu futuro, por mais desgostoso e sofrido que ele tenha sido, o Senhor pode mudar a sua vida através de suas ações e escolhas. Por isso, aproveite as oportunidades que Deus fornece à você.

  1. Ester – a fiel

Ester foi uma jovem judia que casou com o rei da Pérsia e salvou o povo judeu do extermínio. Seu nome hebraico era Hadassa. Ela era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu. Para ser rainha, ela passou por uma seleção. Após a saída da rainha Vasti, o rei mandou trazer todas as mulheres mais bonitas do império persa afim de escolher uma para ser sua nova rainha. Ester foi uma das mulheres escolhidas e ela recebeu um tratamento de beleza especial durante um ano.

O seu diferencial foi que durante esse tempo, ao contrário das outras mulheres, Ester permaneceu centrada em seu objetivo, enquanto as outras se deslumbraram e se distraíram com o luxo e a riqueza do palácio.

O fato é que quando temos Deus em nossa vida, podemos sonhar e ir mais longe. Uma vez rainha, Ester lutou pelo seu povo e não negou quem ela era. Ela não se esqueceu de suas origens, não negociou a sua fé e não se envolveu com a cultura, luxo ou deuses do palácio, pelo contrário, se manteve fiel.

Infelizmente as pessoas negociam coisas grandes por muito pouco. É comum vermos a troca das coisas de Deus por coisas insignificantes. Ester não se esqueceu de Deus, mesmo em meio a toda a riqueza que ela tinha.  Por isso, não troque Deus por sua carreira, dinheiro, status ou coisas do dia-a-dia. Seja como Ester, que foi fiel a Deus, independentemente de sua posição.

  1. Abigail – a sábia

Abigail foi uma mulher notável por sua habilidade em mediar conflitos. Embora casada com Nabal, um homem insensato e medíocre, com sabedoria, ela evitou que Davi e seus homens matassem seu marido e muitos outros inocentes.

“Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face”.
(1 Samuel 25:32-35)

Por causa da atitude de Abigail, toda a sua casa foi poupada da morte. Ela sabia que seu marido era ignorante e por isso, Davi o mataria.

Às vezes, mulher, seu marido é como Nabal, ignorante e insensato, mas entenda que a sua sabedoria pode mudar toda uma história, bem como transformar a vida de seu marido. No caso de Abigail, seu marido acabou por falecer de um ataque do coração, mas ela não ficou desamparada. Por ser sábia aos olhos de Davi, ele a tomou pra ser sua mulher.

Você mulher, pode continuar essas histórias que foram relatadas aqui, mudando a sua geração e influenciando todo um meio. Para isso você dever ser: determinada como Sara, ousada como Raabe, fiel como Ester e sábia como Abigail.

Seja você também uma mulher notável.

Feliz dia internacional da mulher!

Mulheres notáveis

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo