Não tire os olhos do seu alvo!

“O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos”. (Jó 22:28).

Para a primeira edição deste novo ano, desejo falar com você, querido leitor, sobre alvos. Se você não tem um alvo em sua vida, com certeza se perderá no caminho.

O ser humano depende dos seus sonhos e também das metas que possui ao longo da sua jornada de vida. Por isso eu te pergunto: quais são as suas metas, os seus alvos para 2021? Veja o que nos orienta a Palavra de Deus:

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:13-14).

Quem passa por várias viradas de ano sem entender que nada mudou em sua vida, com certeza alguma coisa está errada com essa pessoa. Claro que é fato que envelhecemos, mas precisamos verificar se há o amadurecimento na mesma medida.

Nós precisamos crescer e criar “imagens” de novos alvos em nossa mente. Assim como no processo de construção de uma casa, é preciso colocar os planos no papel antes de serem colocados em ação, a fim de ser concebida a visibilidade e a realidade daquilo que é desejado, antes mesmo de vir a existir. A palavra é planejamento! Assim também deve ser conosco!

Além de termos um alvo, precisamos de determinação para passarmos pelo processo necessário para chegarmos onde Deus quer que cheguemos. Você precisa visualizar isso em sua mente, e isso deve ser aplicado nas diversas áreas da vida, já que todas elas precisam de alvos e metas estabelecidas.

Se perdermos a capacidade de vislumbrar os passos para o futuro, perderemos também a seiva da vida, ou seja, a razão para ela. Portanto, gostaria de trazer para os leitores da Revista Renascer alguns propósitos que visam ajudá-los a estabelecerem esses alvos. Leia-os e atente-se aos conselhos:

  • Tenha um propósito pelo o qual vale a pena você viver ou morrer: existem pessoas que sofrem ou até morrem por coisas e situações que não faz sentido. Por isso eu te pergunto: que preço estamos dispostos a pagar para sermos homens e mulheres de Deus de verdade? Como cristãos, precisamos ter conhecimento daquilo que realmente merece o preço o qual estamos dispostos a investir. Aqui, destaco a importância de construirmos uma vida de oração e jejum, bases bíblicas que nos direcionam para que vivamos de modo comprometido com os avanços que desejamos construir para o nosso futuro.
  • Conheça os seus pontos fracos: o inimigo conhece as suas áreas mais enfraquecidas e será justamente nelas que ele baterá repetidas vezes. Sabendo disso, precisamos conhecer tais fraquezas e ficarmos atentos a elas. Não chegaremos no nosso alvo de qualquer maneira. Existem pontos importantes que não podem ser descuidados, dessa forma, estaremos mais preparados.
  • Atente-se às prioridades: precisamos nos comprometer com as nossas responsabilidades. Além disso, não conseguiremos fazer todas as coisas que surgem ao longo de nossas vidas com excelência. Por isso, é necessário estabelecermos prioridades. Assim, saberemos como nos sobressair naquilo que Deus nos chamou para fazer. Quando percebemos essa realidade, viveremos de modo diferente.
  • É preciso aprender a dizer não: recebemos muitas negativas de Deus, e são justamente esses “nãos” que nos salvam ao longo da nossa vida diária, são eles que nos preservam. Desse modo, em nossa própria vida também precisamos aprender a dizermos “não” nos momentos necessários, e isso é benéfico para nós.
  • Comprometa-se: não podemos levar uma vida de qualquer jeito. Existem conquistas de curto prazo e precisamos valorizá-las, assim como as de longo prazo. Por isso, precisamos aprender a nos comprometer com aquilo que o Senhor coloca em nossas mãos. Em cada etapa da vida, aprendemos aspectos importantes que nos levarão ao crescimento e amadurecimento. É necessário comprometermo-nos com as pequenas e grandes coisas, e em ambas, rendendo graças ao Senhor, pois sabemos que há um propósito em cada uma delas. Tudo o que nos é dado por Deus, é esperado que saibamos como cuidar e multiplicar, assim como nos é ensinado na parábola dos talentos encontrada nas Escrituras.
  • Visão a longo prazo: desenvolva com excelência o que está em suas mãos, escolha uma nova atitude e tenha visão do futuro, pois dessa forma, você será acrescentado exatamente naquilo que precisa. Lembre-se: o seu alvo é o seu propósito maior, e certifica-se que seja um alvo que vale a pena de ser vivido e alcançado!

Irmãos, a minha mensagem para esse novo ano que se inicia é para que se cuidem e lembrem-se da esperança de que, em breve, iremos para um Reino de justiça.

Agarrem-se à Palavra de Deus, pois vivemos não segundo o que o mundo nos impõe, mas de acordo com as verdades determinadas pelo Senhor.

Enquanto vivermos aqui nessa Terra, que possamos honrar ao nosso Deus com temor e excelência, firmes no cumprir do propósito determinado para cada um de nós.

Vamos viver o ano da restauração! Amém?

Deus te abençoe!

Um Feliz Ano Novo para toda a Igreja Batista Renascer e também para os leitores da Revista Renascer!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver