O cristão e a universidade

A fé e a experiência universitária, podem levar cristãos a uma oportunidade de exercitar os valores do Reino de Deus em suas vidas, ou afastá-los deles. Na universidade somos confrontados por pontos de vista do mundo que se chocam de maneira hostil com os princípios bíblicos, todavia, temos a oportunidade de compartilhar o amor de Deus e testemunhar o Evangelho de Jesus.

A universidade é uma das entidades sociais mais importantes e cobiçadas, pois além de  articular o ensino, a pesquisa e a extensão nos níveis mais elevados educacionalmente do país, ela forma os profissionais, técnicos e intelectuais que atuam na sociedade. Portanto, ingressar em um curso superior e ter uma boa formação na área profissional faz parte da vida secular.

Nesse contexto, o cristão precisa estar firmado na Palavra de Deus, com as raízes de sua fé profundas e para além dos ensinos da escola bíblica dominical, uma vez que a proposta do ensino universitário é desafiadora, apresentando aos estudantes, pensadores, filósofos ateus, agnósticos ou céticos que desenvolveram reprovações contra Deus e a Igreja, os quais podemos citar Michel Foucault, David Hume, Nietzsche, entre outros.

Destaco que, o cristão seguro de sua fé, pode influenciar na produção de conhecimento a partir de seus princípios e valores. Por meio de suas ações e atitudes, ele pode pregar a Palavra com sobriedade e equilíbrio, sem necessariamente utilizar palavras.

Dessa forma, se o jovem cristão universitário, entender que a vida cristã envolve uma guerra espiritual constante (Efésios 6:12), estará preparado para a batalha e assim fará diferença no ambiente ao qual está inserido.

Nesse sentido, a fé cristã deve ser uma aliada, seguindo o que diz o Apóstolo Paulo em 2 Coríntios 10:3-5: – “Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos, usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos ,destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo”.

Essa passagem nos confere a segurança de que, se a fé e a vida universitária se aliarem no conhecimento da Verdade, muitos descobrirão que o nosso Deus criou a ciência para nosso crescimento espiritual e humano, desfrutando assim da bondade de Deus em nós.

Maria Aparecida Santana Gomes

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Graduada em Letras pela PUC/GO, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira / Professora efetiva da SEDUCE e atua no CEEJA / Goiânia). Membro Missionária da IBR e Líder de cursos da Universidade da Família

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x