“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”. (Salmos 23:6).
Para a Palavra Pastoral desta edição da Revista Renascer, quero compartilhar uma reflexão que Deus colocou em meu coração sobre a história de Davi, exemplo de alguém que aprendeu a construir um relacionamento com Deus ao longo da sua caminhada.
Na passagem bíblica de Salmos 23:6, são citadas a bondade e a misericórdia de Deus, que se referem ao favor do Senhor para com a vida de Davi. Podemos observar que o favor de Deus o acompanhou e continuou com ele durante anos.
Nesse momento, você pode estar se lembrando do histórico de Davi, do momento em que ele matou um gigante ou do pecado de adultério que cometeu. Mas, a questão aqui é: o que de fato o tornou um homem segundo o coração de Deus? Creio que foi o seu relacionamento profundo com Deus, pois a comunhão de Davi com o Senhor era muito maior do que tudo aquilo que ele fez de mais admirável ou errado.
Como é fácil apontar os pecados de Davi, não é mesmo? Mas, o que de fato precisamos saber é qual o caminho que o conduziu a Deus? Ou seja, como agradar o Senhor e ter uma comunhão plena com Ele? Deus traçou um destino para Davi, no entanto, era dele a escolha de qual o caminho a seguir.
A Palavra de Deus diz que: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. (Jeremias 29:11). Ou seja, Deus está dizendo: “Eu, o Todo Poderoso, tenho o melhor para você”. Mas, para que isso aconteça, precisamos construir um relacionamento profundo com Deus todos os dias. O preço da presença do Senhor chama-se tempo, para buscá-lo, clamá-lo e exaltá-lo.
Por isso, reflita sobre como está o seu tempo com Deus e como você tem construído o relacionamento com Ele em seu dia-a-dia. Sabemos que a rotina de muitos é cheia de compromissos, mas é necessário compreender que se você não dedicar tempo a Ele, a sua vida terá sérios problemas.
A bondade e a misericórdia significam favor, exatamente o que Davi experimentou por toda a sua vida. Mas como ele fez isso? Simples, Davi pediu a Deus para que avaliasse a sua conduta e aflições, é isso que o tornou diferenciado como um homem segundo o coração de Deus. Davi não tinha medo de se expor. Veja: “Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam?”. (Salmos 139:21).
Com esse exemplo claro de Davi, entendo que precisamos repensar a nossa vida e a nossa relação com Deus. A vida nunca foi fácil, não é mesmo? As guerras são baseadas em pesos, habilidades, decisões e responsabilidades. Se você fracassar, com certeza você não conseguirá chegar no lugar em que Deus deseja que chegue, por isso, persista e prossiga em fé, pois Ele tem um propósito para a sua vida.
Além disso, Ele também precisa de mais homens e mulheres estratégicos e posicionados em fé nesse país, que busquem a Ele no momento de guerrear, a fim de haver uma preparação espiritual. Veja só, Davi não se tornou poderoso de repente, ele consultava a Deus em vários momentos de sua vida:
“Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra; minha misericórdia e fortaleza minha, meu alto refúgio e meu libertador, meu escudo, aquele em quem confio e quem me submete o meu povo”. (Salmos 144:1-2).
Irmãos, o Senhor está perto de todos aqueles que o invocam. Pela afirmação presente nesse trecho, podemos deduzir que Davi experimentou essa realidade ao consultar a Deus e construir uma relação com Ele. O homem, segundo o coração de Deus, sabia se expressar e se comportar diante do Mestre, é por isso que eu venho orando todos os dias.
Muitas vezes, recebemos o Seu favor, ficamos alegres de forma momentânea, mas logo depois, nos esquecemos de dizer a Ele o quanto somos gratos por tudo o que tem feito em nossas vidas.
Talvez, seja exatamente por isso que muitos dos nossos desejos ainda não foram realizados. Provavelmente as nossas vontades ainda não se alinharam com aquilo que Deus tem de fato para nós, ou porque tais desejos tenham interesses egoístas, incapazes de expressar a glória de Deus.
Por isso, muitas vezes vemos cristãos prostrados no meio do caminho, desanimados, apáticos e com muitas desculpas, como: “não gosto da igreja” ou “não gosto do pastor”. Essas desculpas são de quem, de fato, não entendeu quem Deus é, de quem não consegue olhar para dentro de si e dizer: “Deus, me ajuda, eu preciso melhorar!”
Entenda: Ele estará sempre pronto para te ouvir e te ajudar, inclusive nos momentos mais difíceis da sua vida.
“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva”. (Salmos 145:18-19).
Caros leitores, os seus dias já foram determinados por Deus antes que você existisse. Porém, estamos nos preocupando com o que não deveríamos nos preocupar e esquecemos o que não deveríamos esquecer, que é de adorá-lo, glorificá-lo e exaltá-lo.
São essas atitudes que levarão você a viver todos os seus dias conforme o que Deus determinou para você aqui na Terra. Não há nada maior que o favor de Deus que está sobre você.
Portanto, assim como Davi, reconheça as suas fragilidades, concentre-se na construção do seu relacionamento com Deus e seja grato por tudo que Ele tem feito em sua vida!
“Aquele que te guarda, não dorme”. (Salmos 121:3).
Deus te abençoe!