O que podemos aprender com Salomão?

imagem: envato

69

“Da, pois, a teu o servo um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; por que quem poderia julgar a este tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pediste esta coisa”. (1 Reis 3:9-10).

Quando ainda bem jovem, Salomão priorizou buscar a sabedoria e o conhecimento de Deus. Ele foi o terceiro rei de Israel, sucessor de Davi, seu pai. Seu governo aconteceu na época áurea de Israel, dado a grandeza do seu reinado, caracterizado por honras, riquezas e glória.

A verdade é que desde a queda, o homem tornou-se limitado em sua sabedoria ao conhecer o bem e o mal (Gênesis 33:22ª). E assim, o homem tem utilizado de sua própria força para resolver os seus problemas, veja: “Uzias providenciou escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e atiradeiras de pedras para todo o exército. Em Jerusalém, construiu máquinas projetadas por peritos para serem usadas nas torres e nas defesas das esquinas, máquinas que atiravam flechas e grandes pedras. Ele foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe”. (2 Crônicas 26: 14-15).

Todavia, precisamos entender que toda sabedoria humana é fruto da ação de Deus no homem: “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento”. (Provérbios 2:6), e que isso só é possível através do espírito de sabedoria, veja: “ O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor”. (Isaías 11:2). Por isso, que tenhamos sempre em nossos corações a sabedoria de Deus, pois ela nos livrará do temor do mal.

A Bíblia descreve que a sabedoria que o Senhor concedeu para Salomão era maior do que a dos egípcios que era apenas humana (Leia Reis 4:30), e foi por esse motivo que o seu nome correu por toda a terra.

A grandeza da sabedoria recebida por Salomão fez com que os povos fossem atraídos até ele: “E vinha de todos os povos para ouvir a sabedoria de Salomão, e todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” (1 Reis 4:34). Assim, Salomão atraiu multidões por meio de sua sabedoria e foi reconhecido como um rei justo. Da mesma forma, nós, ao sermos agraciados com a sabedoria do Senhor, também iremos atrair pessoas para Cristo, promovendo a justiça para a glória de Deus.

Ficaria melhor ‘infelizmente, houveram desagradáveis acontecimentos posteriormente em seu seu reinado’

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x