Para a edição de julho da Revista Renascer, gostaria de apresentar uma habilidade que considero primordial para a vida cristã: a capacidade de enxergar e reconhecer o poder existente na simplicidade, pois é nela que o Senhor realiza as suas maravilhas.
Tenho aprendido uma lição importante: tudo aquilo que precisamos para realizar os nossos sonhos, ainda que não pareça, está ao nosso alcance. Dessa forma, Deus sempre usará algo que está por perto para te abençoar. Por isso, precisamos estar atentos e ao invés de sempre esperarmos pelo extraordinário, investirmos tempo observando o que é simples.
Nas Escrituras, encontramos exemplos que nos comprovam essa realidade. Vejamos: tudo o que Davi tinha para lutar contra o gigante estava ao seu alcance — o estilingue e as pedras. De um lado, estava o guerreiro intensamente treinado e, do outro, um menino cuja experiência era pastorear ovelhas.
Entretanto, Davi reconheceu o que possuía, afinal, sabia ter a habilidade em lidar com aquele pequeno instrumento em suas mãos. Uma primeira pergunta importante que você deve fazer a si mesmo diante dos desafios é: qual é a sua verdadeira habilidade? Fique atento, pois é nisso que Deus irá te usar.
Por mais comum que pareça aquilo que você pode entregar, é nas mãos de Deus que ganhará poder. Do mesmo modo que Davi não usou as armas que Saul usaria ao enfrentar um gigante, você também não pode desejar usar armas e competências de outras pessoas ao lutar as suas próprias batalhas.
O Senhor potencializa as suas próprias armas e habilidades para fazê-lo alcançar aquilo que você precisa. Vamos agora para um segundo exemplo bíblico — a vida de Moisés. Naquele tempo, em uma determinada situação, tudo o que Moisés tinha em mãos era um simples bastão de madeira. Diante do mar vermelho, todo o povo estava no que chamamos de “beco sem saída”.
Talvez, em sua vida emocional, financeira ou espiritual, você se encontre em um lugar desse tipo. Enquanto que, logo à frente, está um mar de dúvidas, medos, dificuldades e decepções, recuar, não é uma opção.
Mas é exatamente nesses lugares que contemplamos a ação do Senhor. De fato, algo sobrenatural poderia ajudar a Moisés naquela situação. Mas, ao contrário do que ele poderia imaginar, a solução não veio de chuvas, anjos e exércitos, mas daquilo que estava em suas mãos, exatamente o que o Senhor escolheu para promover um milagre.
“Então o Senhor disse a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga ao povo que marche!” (Êxodo 14:15). Essa foi a resposta do Senhor. Depois do passo de obediência de Moisés, o povo passou em segurança pelo mar e, cumprindo o propósito de Deus, o Seu nome foi glorificado e certamente a fé daquele povo fora edificada. Com aquilo que Deus irá fazer em sua vida, o nome d’Ele receberá louvor e todos saberão quem é Aquele que age em sua história.
O incomum cabe ao Senhor, portanto, para nós resta o que é natural e “simples” a ser feito. É com isso que devemos nos comprometer.
Para terminar a nossa reflexão, pensemos na ocasião em que Cristo chega até o local onde o túmulo de Lázaro estava (João 11). Qual foi a ordem dada por Ele às pessoas que ali estavam? A de que retirassem a pedra. O restante, o grande milagre, Ele fez. Portanto, saiba ouvir o que Cristo pede a você hoje.
Temos inúmeros outros exemplos bíblicos de pessoas que vivenciaram milagres a partir dos recursos que lhe estavam disponíveis combinados à confiança Naquele que pode operar o extraordinário.
Talvez, você ainda procure por respostas distantes, enquanto elas estão bem do seu lado — no seu esposo ou esposa, em amigos, vizinhos, ou até mesmo naquela pessoa a qual você ainda não perdoou. A solução para o seu milagre sempre estará perto de você.
Procuro sempre repetir: pessoas ferem, mas são elas que curam. Pessoas nos roubam, mas também nos abençoam. Você não foi feito para viver sozinho! Por isso, não podemos negar a grandiosidade dos milagres de Deus, pois Ele também habita na simplicidade.
“Senhor abra os meus olhos para que eu enxergue a solução para aquilo que tens para a minha vida”.
Encorajo você a repetir essa oração todos os dias.
Deus te abençoe!