Pessoas para não manter por perto!

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14).

Desde o princípio, a Bíblia nos mostra que Deus nos criou para o relacionamento, com Ele e também com as outras pessoas. Vemos no relato de Gênesis, que o próprio Deus disse que não era bom o homem viver sozinho (Gênesis 2:18). O fato é que fomos criados como seres relacionais e não fomos feitos para viver isolados uns dos outros.

Mas, você já parou para pensar sobre os tipos de pessoas que fazem parte de suas relações e do círculo de sua amizade e convivência? Podemos escolher quem estará próximo a nós e, portanto, quem irá nos influenciar de forma direta. Por isso, andar com pessoas erradas é sinônimo de problema.

Nesta Palavra Pastoral, quero discorrer um pouco sobre alguns tipos de companhias que não devemos ter por perto. Veja o que nos orienta o Evangelho a respeito de más companhias:

“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33).

Dessa forma, a sabedoria nos concede a habilidade de reconhecer o verdadeiro valor daquilo que está ao seu redor, inclusive as verdadeiras amizades. Cada relacionamento tem um valor distinto e precisamos saber quais deles valem a pena permanecerem em nossas vidas.

Existe um ditado que diz: “se você se associar com lobos, irá aprender a uivar. Mas, ao se associar com águias, irá aprender a voar”. Isso significa que tudo irá depender das suas escolhas.

Segue abaixo, a descrição de alguns tipos de pessoas que, de acordo com a minha experiência, recomendo que não façam parte de suas amizades. Vejamos:

  • Pessoas que incentivam a sua rebelião: Todos temos um senso de rebeldia dentro de nós, ou seja, um desejo de contrariar àquilo que é certo. Infelizmente, existem pessoas que alimentam esse desejo dentro de nós, portanto esse tipo de pessoa não deve estar ao seu redor. Na Palavra de Deus é dito: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria…” (1 Samuel 15:23). Assim, não vale a pena manter pessoas que apenas trarão dano a sua vida, preste atenção quem você está seguindo.
  • Pessoas que desprezam o projeto de Deus para a sua vida: Basta olhar para a história de José, na ocasião em que seus irmãos o desprezaram após ouvirem os sonhos que a ele foram revelados pelo Senhor. Ele foi alvo de zombarias e depois ainda foi vendido como escravo. Paulo nos ensina que devemos chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram, logo, essa é uma habilidade que precisamos desenvolver. Preste atenção nessa lição: Deus irá sonhar o seu sonho, quando você aprender a sonhar o sonho do outro. Portanto, esteja sempre pronto para abençoar a vida de alguém e não despreze os projetos das pessoas.
  • Pessoas desleais: Definitivamente, você não deve ter pessoas assim por perto. Preste atenção nas pessoas que realmente são leais e amam a Deus, pois a tendência é que também sejam leais em seus outros relacionamentos. Um coração dividido é o que pode destruir a vida de alguém. Dessa forma, alguém que vive dividido não pode ser visto como alguém confiável. Observe àqueles que tratam pessoas como coisas, e que mostram que amam e valorizam muito mais àquilo que é material. Nas Escrituras, um dos grandes exemplos que temos de lealdade ao Senhor é o de Davi, que depois, foi considerado o homem segundo o coração de Deus.
  • Pessoas negativas e que alimentam as suas dúvidas: Essas são as pessoas que sempre enxergam as coisas de uma forma negativa, por isso, não conseguem acreditar em nada, duvidam até mesmo das bênçãos e de que as coisas podem dar certo para você. Saia de perto de pessoas tóxicas, que apenas reclamam e murmuram.
  • Pessoas que destroem suas expectativas: Muitas pessoas hoje se afundam na tristeza e depressão, justamente por não possuírem expectativa de vida. O interessante é que esse tipo de pessoa geralmente também quer destruir também as suas expectativas. Assim, logo ao amanhecer, você já deve ter boas expectativas, pois o Senhor está no controle de seus dias, portanto, encha o seu coração de esperança. Não deixe de acreditar na Palavra e nas promessas de Deus sobre a sua vida, pois somente dessa forma é que irá passar a acreditar naquilo que você está vendo. Não andamos por vista, mas pela fé. Fora isso, viveremos uma vida sem sentido.

Gostaria de finalizar esse texto relembrando você, caro leitor, de que ninguém pode fazer você se sentir inferior, sem a sua permissão. Não dê ouvidos àquilo que te afasta dos pensamentos alinhados à Palavra de Deus.

Peça a Deus discernimento para estar perto de pessoas que vão te ajudar a crescer e a prosperar.

Acredite: você é amado por Ele! Creia, pois o Senhor é poderoso e fiel.

Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x