Profeta do vale de ossos secos

“Veio sobre mim a mão do Senhor, e ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. Ele me fez andar ao redor deles, e eu pude ver que eram muito numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então me perguntou: — Filho do homem, será que estes ossos podem reviver? Respondi: — Senhor Deus, tu o sabes. Então ele me disse: — Profetize para estes ossos e diga-lhes: “Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor.” (Ezequiel 37:1-4)

Caros leitores, essa passagem encontrada no livro do profeta Ezequiel nos ensina uma valiosa lição, mas antes de prosseguirmos para a nossa reflexão, quero te relembrar que não importa a circunstância que estejam enfrentando, na Palavra de Deus existe uma promessa clara para os seguidores de Cristo: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).

De fato, existem problemas que enfrentamos no dia-a-dia que oferecem uma dificuldade maior para nós. Um exemplo é o de pais que precisam lidar com conflitos com seus filhos. O que fazer diante disso? Todos os dias, realizo atendimento pastoral com pais que veem os seus filhos afogados nas drogas, vícios, ansiedades e perturbações.

Nesses momentos de crises, apenas a Palavra de Deus e a Sua Graça nos capacita para lidar com tantos problemas. Nesse sentido, é importante entender sobre o que é profecia, e para isso, iremos nos basear na passagem de Ezequiel. Vejamos: o dom da profecia é uma manifestação momentânea do Espírito da profecia, sendo concedida a alguns crentes, usados de acordo com o desejo do Senhor. Assim, esse dom capacita o cristão a transmitir uma revelação que parte de Deus.

Eu mesmo já vivi inúmeras situações em que o Senhor usou pessoas para comunicar algo específico para mim em momentos difíceis da minha vida. Em muitos momentos, fui relembrado de que a primeira resposta que preciso dar diante de um desafio, é procurar pelo próprio Deus.

Segundo a Bíblia Sagrada, a profecia vem aos homens com três propósitos: edificação, exortação e consolação. Dessa forma, o Senhor tem falado ao meu coração que o dom profético é estruturado em dois pilares — obediência incondicional e visão.

A obediência incondicional a Deus envolve confiar plenamente em Sua sabedoria e amor, reconhecendo que a Sua vontade é perfeita e justa. É uma postura de humildade, reconhecendo a soberania de Deus sobre todas as áreas da vida e buscando honrá-lo em tudo o que fizer.

Já a visão refere-se à capacidade de enxergar as situações difíceis, não com os nossos olhos naturais, mas com os nossos olhos espirituais. Desse modo, a obediência e visão estão conectadas com o relacionamento e intimidade com Deus, por isso, aqueles que não conhecem ao Senhor, não são capazes de obedecê-Lo de modo incondicional.

Portanto, o texto presente em Ezequiel nos atrai para a busca de uma vida diferenciada com o Senhor. Assim, verdadeiros cristãos não são chamados para serem apenas bons religiosos, mas sim para viver experiências profundas com Deus, pois é Ele que nos conduz para níveis de conquistas maiores e duradouras.

Em Êxodo, há um exemplo claro de obediência incondicional. Vejamos:

“Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.” (Êxodo 14:15-16). Isso te parece razoável? Certamente não! Mas, quando passamos a andar com Deus, experimentamos o que não faz sentido e saímos da esfera do natural.

É certo que todos nós desejamos ser usados por Deus, mas você precisa estar pronto, ou seja, estar disposto a ouvir e a seguir as ordens do Senhor.

Por isso, nesses dias de grandes crises e desafios, não serão as nossas habilidades a solução para nossos problemas. Entenda: quando não entra a sua capacidade, poder ou recursos financeiros, é a hora do Senhor interferir para prover o verdadeiro milagre!

Nós seremos profetas no vale dos ossos secos!

Portanto, mantenha os seus “dois pés” no Reino, se comprometa, e acredite naquilo que o Senhor poderá fazer em meio aos tantos vales de ossos secos dos nossos dias.

Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x