Revista Renascer

propósito de Deus
Palavras Pastorais

Qual o propósito de deus para mim?

Provavelmente você já ouviu a frase: “Deus tem um propósito para a sua vida! ” No entanto, talvez você não tenha entendido ou acreditado na verdade que há nessa frase.

Quando Deus criou o ser humano, Ele o fez para ser íntimo d’Ele e ter uma vida com propósito. Manter um relacionamento com Deus significa conviver com Ele diariamente, ou seja, devemos deixar o Senhor fazer parte da nossa rotina diária, tornando-nos amigo d’Ele. “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança“. (Salmos 25:14).

O pastor Myles Munroe disse que quando o homem consegue entender como conhecer a sua autoridade, ele resolve a vida. Em outras palavras: quando você descobre quem você é no corpo de Cristo, você não fica mais perdido. Essa tem sido a minha busca incessante, e por isso é de fundamental importância que você descubra o propósito de Deus para a sua vida!

Nesta edição, quero especificar três grandes homens da Bíblia que cumpriram o seu propósito e deixaram o seu legado. Gostaria que observasse a atitude desses homens, pois com certeza eles te ajudarão a refletir sobre o propósito de Deus para a sua vida:

  • Abel: Esse homem nos mostra a importância de doar, ofertar e de ser generoso. Em Gênesis 4:4 vemos que Abel ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta”. (Gênesis 4:4).

Essa passagem nos mostra que o espírito de generosidade tem que estar em nós para podermos alcançar o propósito de Deus para a nossa vida. Não somos donos de nada, Ele que é dono, pois Ele é Senhor. A generosidade de Abel alegrou tanto a Deus, que mesmo após a sua morte, a oferta ainda permeava. Deus se agradou de Abel pela sua postura e ação, pois Abel ofereceu as suas primícias como o melhor que ele tinha.

Entender o espírito de generosidade, não é apenas sobre receber a oferta, mas também sobre a minha atitude em doar. Deus deu testemunho da oferta de Abel por causa do coração dele.  A generosidade está intrínseca no coração do ser humano, e quando você faz o bem para alguém, você fica feliz, pois a felicidade se encontra no doar.

Infelizmente as pessoas estão sendo devastadas por causa da falta de generosidade e dessa forma, perdendo o sentido para o seu propósito de vida.

  • Enoque: a vida desse homem nos fala sobre intimidade e devoção. Veja o que diz em Gênesis 5: 21-24: “Quando Enoque completou 65 anos, gerou Matusalém. Depois que o gerou, Enoque andou com Deus mais de 300 anos, gerou filhos e filhas. Toda a duração da vida de Enoque foi de 365 anos. Enoque andou sempre em comunhão com Deus, e um dia desapareceu, por quanto Deus o arrebatou”. 

A vida de comunhão de Enoque nos faz compreender que precisamos conhecer mais o Senhor e entender a Sua vontade e propósito para as nossas vidas, para não andarmos em caminhos errados. Alguns historiadores falam que esse “andar com Deus” de Enoque era tão literal como o de Adão. Então te pergunto: como conseguiremos enxergar a vontade de Deus para as nossas vidas, se hoje não damos atenção nem a quem está do nosso lado?

Infelizmente, muitas pessoas estão perdendo tempo com coisas inúteis e estão deixando a sua vida passar, sem sentido e propósito.  A falta de comunhão está matando o homem e o vazio existencial está crescendo. As pessoas estão depressivas por solidão.

Enoque é exemplo de andar com Deus, estar com Deus, ouvir Ele e, assim, cumprir o Seu propósito.

  • Noé: Ele nos mostra um grande exemplo de obediência incondicional e serviço. Entenda: para você descobrir qual o propósito de Deus para a sua vida é necessário obedecer a voz d’Ele e servir.  Em Gênesis 6: 13-22, declarou Deus a Noé: “Eis que darei fim a todos os seres humanos, porquanto a Terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a Terra. Faze uma arca de madeira resinosa. Tu a farás de caniços e calafetarás com betume por dentro e por fora… Noé assim o fez, tudo em conformidade com o que Deus lhe ordenará e assim concluiu a obra”.

O que isso nos mostra? Que Noé ouviu o comando de Deus, obedeceu e serviu, cumprindo assim o propósito de Deus. As pessoas querem cargos, mas não querem servir. A fidelidade de Noé marcou. As igrejas estão cheias de talentos, mas poucos se dispõem a servir com fidelidade para cumprir os propósitos do Senhor.

Precisamos estar atentos ao projeto de Deus para nós, estar sensíveis a Sua voz e obedecer. Não há como nos relacionarmos bem com Deus sem serviço, lealdade e fidelidade.

Portanto, Deus nos escolheu desde o ventre de nossa mãe, e antes mesmo de nascer Ele já sabia para o que seríamos usados e o que aconteceria em nossa vida. Por isso, busque o seu propósito, entregue o seu caminho para Deus, pois Ele irá te conduzir!

Deus te abençoe!

Qual o propósito de deus para mim?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo