Reconhecendo a voz de Deus

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. (João 10:27).

Deus fala conosco e revela a Sua vontade de diversas maneiras. No entanto, estamos verdadeiramente dispostos a ouvir Sua voz e entender por que Ele nos escolheu para um propósito específico?

Somos chamados para reconhecer a voz de Deus, pois na agitação do dia a dia, o barulho de vozes ao nosso redor pode dificultar nossa capacidade de ouvir o Senhor. Por esse motivo, é essencial desenvolver um relacionamento íntimo com Deus, que nos guiará pelo caminho correto e nos fortalecerá para resistir às tentações.

Em algum momento da vida, todos nós já passamos ou iremos passar por dificuldades e problemas. Nos sentimos solitários, sem saber ao certo o que fazer e, com isso, muitas vezes questionamos a razão pela qual passamos por tamanha provação. E é exatamente nesses momentos que precisamos ouvir e reconhecer a voz do nosso Deus, que nos apontará a direção certa.

Na Bíblia, o exemplo de José ilustra alguém que soube ouvir a voz de Deus e entender o motivo pelo qual foi escolhido pelo Senhor. José, filho de Jacó e de sua amada esposa Raquel, era o favorito de seu pai. Esse favoritismo gerou inveja em seus irmãos, que acabam conspirando contra ele. Eles o venderam como escravo para o Egito, enquanto Jacó foi levado a acreditar que seu filho havia sido morto por uma fera.

O capítulo 37 de Gênesis relata que José foi vendido a Potifar, um oficial de Faraó, e começou uma nova vida em um país estrangeiro, imerso em uma cultura diferente e distante de sua família. Como qualquer pai, eu acredito que Jacó provavelmente tinha planos bem diferentes para o seu filho. No entanto, Deus tinha outras intenções para José. Com isso, aprendemos que os planos do Senhor muitas vezes diferem dos nossos, o que evidencia a importância de estarmos atentos para ouvir a Sua voz.

José foi retirado de sua zona de conforto, enfrentou adversidades e foi separado de sua família, mas essas experiências o prepararam para alcançar um nível mais elevado. No Egito, o seu caráter e fé foram testados em diversas situações: ele resistiu às tentações da esposa de Potifar, foi preso injustamente e acabou esquecido na prisão. No entanto, José manteve-se espiritualmente fiel a Deus, mesmo diante da tentação de pecar. Além disso, ele soube gerenciar suas emoções e não deixou que o rancor e as mágoas em relação aos seus irmãos o dominassem.

Todo esse cenário demonstra que José tinha clareza sobre a sua identidade em Deus e aprendeu a ouvir a voz d’Ele. Ele estava ciente de que as adversidades enfrentadas eram menos importantes do que a maneira como ele respondia a elas.

A história deste homem oferece diversas lições que podemos aplicar em nossas vidas. E assim, gostaria de compartilhar cinco razões que devemos lembrar ao enfrentar períodos de incerteza e solidão, momentos em que tudo parece sem sentido e perdido. Vejamos:

  • Propósito de Deus: Lembre-se de que cada fase da vida, mesmo as mais desafiadoras, fazem parte de um plano maior. Deus usa esses momentos para nos preparar, moldar nosso caráter e nos equipar para os propósitos que Ele tem para nós.
  • Crescimento pessoal: As adversidades nos oferecem as maiores oportunidades para crescimento pessoal e espiritual. Ouvir a voz de Deus nesses momentos pode transformar desafios em aprendizados valiosos.
  • Presença constante de Deus: Saiba que você nunca está sozinho. Deus promete estar conosco sempre, “até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). Sua presença é uma constante, mesmo quando nos sentimos isolados uns dos outros.
  • Força na fraqueza: Deus frequentemente revela o Seu poder e Sua força em nossas fraquezas. Quando nos sentimos incapazes, é quando dependemos ainda mais d’Ele, permitindo que Sua força se manifeste em nossas vidas (2 Coríntios 12:9).
  • Promessas de Deus: Recorra às promessas da Bíblia que nos garantem sabedoria, direção e paz quando buscamos a Deus com todo o coração (Jeremias 29:13). Estas promessas são lembretes de Sua fidelidade e amor incondicional.

Não devemos esquecer que, sempre que o Senhor nos escolhe para um propósito, Ele também nos equipa com as ferramentas necessárias para alcançar o que planejou. José, por exemplo, ascendeu ao cargo de governador, mas para isso, precisou conquistar a confiança de Faraó. Durante esse processo, enfrentou muitos desafios, que foram essenciais para que ele pudesse desempenhar suas funções de forma correta, madura e honrosa perante Deus.

Além disso, ao passarmos por processos de transformação, Deus nos torna irreconhecíveis: quando os irmãos de José voltaram ao Egito, ele teve que se apresentar a eles, pois não o reconheceram. Frequentemente, somos lembrados por nossos erros ou sofrimentos. No entanto, o Senhor realiza mudanças tão profundas em nós que, às vezes, precisamos dizer novamente quem somos.

Portanto, nunca se esqueça das promessas do Senhor para a sua vida. Tenha certeza de sua identidade em Cristo, sabendo que, mesmo nos dias mais difíceis, Ele está com você e o prepara para as bênçãos futuras. Aprenda a reconhecer a Sua voz.

Deus te abençoe!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x