Revista Renascer

sucesso
Liderança em foco

Trabalhe com propósito e tenha sucesso

Uma pergunta comum nesses dias de crise é: como manter a produtividade em home office?

Eu poderia escrever uma série de tópicos de produtividade, como por exemplo, um local apropriado e bem iluminado, planejamento semanal com organização de horários de trabalho, até para que as outras atividades não sejam prejudicadas, como o seu tempo com a família e o seu tempo com Deus. Poderia dizer o quanto é importante ter metas diárias e manter-se focado até que se cumpram, mas prefiro falar sobre o propósito de tudo que você faz.

O propósito é responsável por manter as pessoas produtivas no escritório, na empresa, no comércio e até mesmo em home office. O fato é que quando sabemos que o nosso trabalho tem um significado maior que a mera sobrevivência, e que através dele podemos abençoar vidas, não há empecilhos para a produtividade.

Quando entendemos o verdadeiro propósito da nossa vida, não há necessidade de acompanhamento de metas, pois a responsabilidade com algo maior passa a ser rotina do colaborador, que entende que o que está fazendo tem valor não só para ele e para a empresa, mas também para a sociedade, e dessa forma, glorifica a Deus com as suas boas obras.

Certa vez, um colaborador da área de limpeza da Nasa (Agência Espacial Americana) foi perguntado sobre qual era o seu trabalho. A sua resposta foi a melhor para definir o senso de propósito que trago neste artigo. Ele respondeu que, com o seu trabalho, ele ajudava a levar o homem ao espaço. Ver sentido no que fazemos é o que motiva a ação, ou seja, é o que dá motivação ao trabalho, seja ele tradicional ou home office.

Portanto, para não só manter, como também elevar a produtividade de equipes, os líderes precisam compartilhar o propósito da empresa, mostrar aos colaboradores o porquê da existência dessa instituição. Isso fará com que a responsabilidade seja compartilhada entre todos, líderes e colaboradores. Como disse o fundador da Starbucks, cafeteria americana com lojas em praticamente todo o mundo: “Não estamos no ramo de café para servir pessoas, estamos no ramo de pessoas para servir café”.

             Para encerrar, trago para reflexão de tudo que foi dito até aqui, a seguinte passagem bíblica “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16).

Agora eu te pergunto: qual é o seu propósito?

Trabalhe com propósito e tenha sucesso

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo