Revista Renascer

propósito novo
Capa

Adeus ano velho, feliz propósito novo!

Mais um ano começa, e com ele as pessoas ficam cheias de expectativas, propósito e desejos de um tempo novo. Sabemos que em cada início de ano criam-se objetivos que desejamos alcançar. As pessoas desejam energias renovadas, saúde, dinheiro, amor, alcançar sucesso profissional e realizações na vida emocional.

Foi na igreja que as minhas lembranças de criar propósito para o ano começaram. Recebíamos uma cartela com alvos de propósitos com orientações de áreas de nossa vida para projetarmos o ano. Vim de uma cultura em que meus familiares não tinham o costume de projetar uma vida futura em um papel, no máximo, eles desejavam coisas. Tinha um dilema de que as coisas fluíam com o passar do tempo. A frase era: “O que tiver de acontecer, acontecerá! ” Trazendo para os nossos dias seria: “Deixa a vida me levar (vida leva eu!). ” Tive um impacto marcante em minha vida com esta forma de visualizar o futuro por meio de um propósito. Percebi que poderia transformar meu futuro com objetivos estabelecidos e escolhas definidas.

Atualmente se discute muito a respeito de propósito. Temas como: “Viva por propósito”, “Viva seus propósitos” e “Uma vida com propósitos”. Temos uma variedade de materiais, livros, artigos, sermões e seminários com esse tema.

Mas afinal, o que é propósito?

De acordo com a definição, propósito é a intenção de fazer algo (projeto, desígnio) e aquilo que se busca alcançar (objetivo, finalidade ou intuito).

Mas, como ter um ano novo feliz e como conquistar novos propósitos? Para responder a essa pergunta precisamos responder duas outras. O primeiro questionamento está em descobrir os seus propósitos: “Se você pudesse resolver um problema da humanidade, qual seria? ” Pense que deve ser algo que te traz indignação. Algo que se você resolvesse, poderia mudar a sorte de milhares de pessoas e que precisa ser resolvido de uma forma rápida. Então, qual seria o problema que você resolveria?

A segunda pergunta para descobrir os seus propósitos é: “O que você faz em sua vida que te dá prazer? ” Quanto mais realiza esta atividade, mais se sente cheio de vida, mesmo que tenha que empenhar horas de trabalho, esforço e dedicação. Esta atividade te dá energia. Quando respondemos a essas perguntas e alinhamos suas respostas, começamos a ter uma direção de como descobrir e viver nossos propósitos.

Com o passar dos anos, amadurecemos e percebemos que não é só listar alvos e fazer escolhas que garantirá que estaremos cumprindo nossos propósitos, mas devemos emparelhar nossos propósitos, projetos e sonhos com os de Deus.

Uma coisa em que precisamos nos conscientizar é que quando estamos vivendo nossos propósitos de vida, glorificamos a Deus. Todos nós fomos criados para realizarmos algo.

“A vida de todas as criaturas está na mão de Deus, é Ele quem mantém todas as pessoas com vida. ” (Jó 12:10, NTLH).

Só existimos, porque o Senhor nosso Deus deseja que estejamos vivos. Fomos feitos por Ele, e até que compreendamos isso, a vida não faz sentido. Por isso, somente em Deus podemos descobrir nossos propósitos. Para vivermos felizes, devemos deixar Deus nos usar para os Seus propósitos, não os meus.

Portanto, para termos um ano repleto de realizações e felicidades devemos buscar de Deus. Quero deixar bem claro aqui que você não encontrará seus propósitos olhando para si mesmo, mas olhando para Deus e sua Palavra. A Bíblia diz: “A sabedoria de Deus é algo misterioso que encerra a profundidade de seus propósitos. Nada tem de vaga e superficial. Ela não é uma nova mensagem: é a mais antiga – o que Deus determinou como forma de produzir o melhor dele em nós, muito antes que entrássemos em cena. ” (1 Coríntios 2. 7, AM). O fato é que antes de cumprirmos com nossos propósitos, precisamos saber quem somos em Deus. Os propósitos estão diretamente relacionados a quem somos e qual é a nossa identidade. Vivemos em um mundo onde as pessoas não sabem quem são em Deus.

Dessa forma, para vivermos felizes nesse novo ano que se inicia, devemos estar constantemente cumprindo com nosso chamado. Assim como os pássaros voam e cumprem com seus propósitos, o homem deve descobrir o seu propósito e jamais abandoná-lo, pois assim se sentirá realizado e feliz por estar vivendo os seus propósitos.

Viva este ano dentro dos propósitos de Deus e viva o novo a cada dia!

Adeus ano velho e feliz Ano Novo!

Adeus ano velho, feliz propósito novo!

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo