“Alegre-se Israel no seu Criador, exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.”
(Salmos 149:2-3)
Você sabia que a dança é a expressão da alma e a adoração é a expressão do amor exagerado? Dentre tantos significados, esses, particularmente, são os que mais gosto.
Dançar é uma forma de louvar a Deus. Na Bíblia, podemos ver o exemplo dos israelitas, que dançavam na presença de Deus para mostrar a sua alegria. Por isso, podemos dizer que dançar é uma expressão de alegria, assim como o que está descrito nos Salmos 149:2-3. A verdade é que pessoas tristes, amarguradas e desanimadas não querem dançar, no entanto, Deus promete mudar toda a tristeza em danças de alegria!
Assim, o ministério de dança na igreja tem dois principais objetivos e ambos apontam para Jesus: o primeiro é a apresentação de dança, que tem a finalidade evangelística, com um tema proposto e a coreografia, tendo a finalidade de comunicar as Boas Novas. Já o segundo, se desenvolve por meio da adoração com danças, onde o bailarino ora através dos movimentos.
O movimento encanta, atrai e prende a atenção, mas é o mover do Espírito Santo que opera milagres, curas e libertação!
Sabendo disso, o ministro da dança tem a missão de ser a ação da Palavra de Deus, não apenas através dos movimentos, mas também através da sua conduta e comportamento fora do altar, longe dos holofotes. Esse é o propósito dos bailarinos e bailarinas do Reino.
Cada indivíduo tem uma forma de se comunicar, e eu encontrei na dança a minha forma de comunicar a Palavra de Deus e o Seu verdadeiro amor. Entendi que aquilo que a minha boca não consegue dizer, o meu corpo dança e evangeliza.
Hoje, na Igreja Batista Renascer, tenho a oportunidade de ensinar meninas de 4 a 12 anos a se expressarem através da dança. Em todos os ensaios, oramos com os nossos movimentos, cada palavra receberá um movimento específico.
O meu propósito é que por meio da dança, possamos transbordar aquilo que está em nosso coração, e por isso precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus e termos intimidade com o Pai.
Um movimento, uma dança e o ritmo da adoração, é assim que o ministro de dança anuncia a Salvação!