De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “caos” significa: “estado de completa desordem, confusão de ideias, bagunça, desorganização mental”. Interessante observar também a etimologia dessa palavra que deriva do latim “chaos”, pelo grego “kháos”, com o significado de “abismo”.
Sem dúvidas, o caos chega para todos em momentos diferentes da vida e muitas vezes não sabemos lidar com essas situações. No entanto, saber passar por esses momentos de desordem na vida requer de nós algumas atitudes e respostas para as seguintes perguntas:
– Em que direção você olha?
– Em quem você acredita?
– O que você tem ouvido?
A verdade é que não adianta tentar entender o seu caos ou tentar organizá-lo sozinha, porque tem coisas que só Deus pode fazer por nós. O primeiro passo é aceitar a estação que você está e posteriormente praticar os dons espirituais, essa é uma grande estratégia. Precisamos entender que em Deus podemos todas as coisas, e sem Ele nada podemos fazer.
Por isso mulher, chore o seu caos e compartilhe com Deus a confusão que há em você. Provavelmente, as pessoas ao seu redor não enxergam, nem tão pouco compreendem, porque Deus nunca irá expor o seu processo. Ele trata no secreto.
A organização do caos exige dependência para entregar o controle absoluto nas mãos de Deus. Nada foge aos Seus olhos, nada fica para trás. Talvez você esteja tentando organizar o seu caos, assim como faz com a sua casa, com os materiais da escola dos filhos, com a bolsa ou as gavetas, mas entenda: quem organiza o que está em você é o próprio Criador e por esse motivo, nada se compara com o nosso entendimento. Veja o que nos orienta a Palavra de Deus:
“Deem-me ouvido e venham a mim, ouçam-me para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi” (Isaías 55:3).
“Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Isaías 55: 10-11).
Portanto, a Palavra de Deus é o refresco em meio a esse deserto que parece não ter fim, assim, diante de uma promessa do Senhor, você não pode duvidar, mas tão somente crer que Ele é fiel para cumprir todas elas. Separei alguns pontos que irão te ajudar a vencer o caos no dia-a-dia:
- Creia que Deus não mente e Sua Palavra não volta vazia!
- Declare a Palavra para que o poder dela seja maior que as emoções desgovernadas;
- Aceite a sua estação e não se compare;
- Confie em Deus de todo seu coração e não no seu próprio entendimento;
- Mate sua sede consumindo a palavra de Deus e não olhando para as distrações do dia-a-dia.
Espere em Deus, pois você ainda o louvará e entenderá a razão por ter passado por todo esse caos.