A marca da promessa

Se tem uma coisa que sempre me perguntei é como que os pais de gêmeos idênticos fazem para identificá-los na hora do banho quando ainda são bebês. Fico logo imaginando duas crianças iguaizinhas dentro de uma banheira, sem uma roupa diferente para separá-los, e com características físicas tão semelhantes. Certamente, se fosse comigo, em algum momento surgiria a dúvida: será que eu já não lavei duas vezes a mesma criança? Ao menos que em tais crianças haja uma marca bastante específica, o que poderá ser feito para diferenciá-las?

Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já se confundiu. Já tentou abrir um carro que não era o seu no estacionamento do shopping? Já pegou uma bolsa ou mochila que não era a sua, porque alguém por perto estava com uma idêntica? Ou será que porventura já cometeu uma gafe com uma pessoa pensando ser outra? Eu, certamente, sim! Várias vezes e em diversas situações.

Mas todas estas ocasiões são perfeitamente evitáveis quando percebemos, quer seja nas pessoas ou mesmo em objetos, marcas específicas que os diferenciam, tornando possível uma identificação mais assertiva.

Da mesma forma, somos nós em relação ao pecado e ao mundo. Nós, povo santo do Senhor, somos iguais aos do mundo, exceto pelo fato de que fomos marcados por Cristo, através de Seu poderoso sangue. E isso nos torna diferentes.

Por isso, Paulo escreve aos Efésios: “Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória.” (Efésios 1:13-14, grifo meu).

Assim como uma carta era selada com um selo característico que identificava seu remetente, ou como uma escritura de um imóvel era marcada com um selo específico de seu dono, assim também nós fomos marcados, mas com o selo do Espírito Santo. Essa marca nos garante, através do sacrifício vivo de Jesus Cristo, o cumprimento da maior e mais importante promessa que nos foi feita: a nossa Salvação!

Sempre que penso em uma “marca”, alguns conceitos me chamam a atenção. Identidade, exclusividade e credibilidade. Nesse sentido, não é diferente quando pensamos na realidade da vida cristã. Assim como uma marca oferece a identidade de um produto, a marca do Sangue de Cristo em nós deve nos identificar como propriedades d’Ele. Somos capazes de identificar um produto facilmente, mesmo sem ver o seu nome ou a totalidade de sua embalagem. Da mesma forma, precisamos tornar a marca da promessa de Cristo um sinal para o mundo, para que todos que nos vejam possam saber a quem pertencemos.

A Palavra de Deus nos diz em 1 Pedro 2:9 que somos “povo exclusivo de Deus”.  Você já comprou um produto “exclusivo”? Um relógio, uma joia, um vestido…não importa qual produto seja, se é exclusivo, então é caro! Ter a marca de Cristo nos torna exclusivos, caros, preciosos. A marca de Cristo foi paga com preço de sangue, e não há no mundo um preço maior do que o da própria vida.

E assim como esta marca com a qual fomos marcados por Cristo nos garante a exclusividade e nos torna preciosos para Deus, da mesma forma, o sangue de Cristo é o que nos dá a certeza da salvação. Essa promessa é fiel!

Quando você compra um carro novo você não sabe se o produto que vai sair dirigindo está com os freios perfeitamente instalados. Você se baseia na confiabilidade da marca do veículo, ou mesmo da concessionária que o vendeu. Não é raro nos ocorrer de pagarmos mais caro em um produto, tendo outro similar por um preço mais em conta, simplesmente porque a marca daquele é mais confiável.

As promessas de Deus para nossas vidas são plenamente confiáveis! Foi Ele quem prometeu, e Ele é fiel para cumprir. “Deus não é homem para mentir, nem ser humano para mudar de ideia. Alguma vez ele falou e não agiu? Alguma vez prometeu e não cumpriu” (Números 23:19). Assim, há credibilidade naquilo que Ele prometeu, e é nisso que está firmada a nossa fé.

Portanto, que nós possamos seguir em frente, esperando em Deus, e confiando em Sua Promessa. Aquilo que Ele nos prometeu Ele cumprirá, e justamente por isso, devemos fundamentar nossa fé naquilo que é eterno, e não em coisas passageiras. Precisamos esperar em Deus e em Sua salvação.

Todos nós recebemos a Marca da Promessa, o sangue de Jesus, e esta é a garantia perfeita, afinal, como está escrito “é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” (2 Coríntios 1:21-22).

Pr. Thiago Tiradentes Araújo

Formado em Música pela UFG; Pastor do Ministério de Louvor Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x