Descanso merecido!

Já sabemos que há tempo para todas as coisas…inclusive para descansar. A palavra descanso significa livrar-se de atividades cansativas, obter tranquilidade, acalmar-se. Nossa mente precisa descansar todos os dias, o sono por exemplo é essa pausa. Você não produz absolutamente nada no momento que dorme. Não lhe é cobrado produtividade ou efetividade enquanto dorme.

Por isso, cuidado para não sobrecarregar o seu tempo de férias com várias atividades. O fato de você pausar durante um tempo específico não significa que ficará assim para o resto da vida, não se cobre tanto por realmente descansar.

Pausa é pausa. Repouso é repouso. Atendo homens e mulheres, os quais muitas vezes não conseguem se desligar do trabalho, acarretando alguns transtornos como ansiedade generalizada, pânico, burnout e por aí vai. O laptop ou celular sempre está presente com foco no trabalho. E o aqui e agora se perde e voa. Precisamos aprender a contar nossos dias. Aprenda a saborear um dia de cada vez. E caso esteja com sua família em uma viagem, jantar ou na piscina, aprenda a estar. Observe o que existe ao seu redor. Os sorrisos, paisagens e sabores. A correria do dia-a-dia, os desejos e preocupações podem tomar conta de momentos preciosos.

Outro ponto importante nesse descanso de fim de ano é o respeito, pois cada pessoa tem sua forma de descansar.

Des-Cansar = parar o que está lhe trazendo cansaço e talvez fazer qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Alguns vão preferir dormir várias horas, já que isso é impossível durante o ano. Outros, descansarão  fazendo trilhas, outros irão organizar a mente organizando a casa.

Entendo que pausas e repousos são fundamentais. Conviver em paz com o ócio faz bem, mas também entendo que algumas atividades são relaxantes para determinadas pessoas. O problema é quando queremos obrigar o outro a descansar como nós.

Entenda: somos indivíduos e temos necessidades e gostos diferentes. Talvez, o marido prefira dormir algumas tardes, a mulherada gosta de ir na feirinha ver coisas, já o adolescente curte o vídeo game. Respeite quem está ao seu redor. Você é responsável por sua saúde mental e física. Observe o que te cansa e quais são as atividades que lhe trazem prazer, alegria e relaxamento.

O lazer e a espontaneidade são fundamentais para nosso modo criança feliz. Até mesmo os adultos podem brincar. No devido tempo, após as responsabilidades do dia-a-dia, ou anualmente, se divertir também faz parte da vida.

A verdade é que as regras e deveres têm seu lugar durante o ano. Porém, o celebrar a vida e o descanso também faz parte desse modo adulto saudável.

Te desejo um descanso abençoado nesse final de ano. Que realmente você aprenda a descansar, desligar e repousar. Bom final de ano de descanso merecido!

Fabiana de J. M. Andrade

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia de Esquemas. CRP 14/05127-2

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x