Deus faz novas todas as coisas!

Há um ano e oito meses convivo com a dor mais dilacerante que conheci – a dor pela morte do meu filho, com apenas 13 anos de idade. Um dia perguntei ao Senhor se seria possível ser feliz novamente, tendo passado e estar passando por algo tão inexplicável, afinal, me faltam palavras para descrever muitos dos meus sentimentos. Depois de perguntar isso ao Senhor, o Espírito Santo me levou a uma experiência dentro do meu carro quando liguei o som. Estava passando uma música do CD Imersão 2 – do Diante do Trono que dizia que Deus faria novas todas as coisas, que Ele daria novo ânimo e nova visão. À medida que eu ouvia aquelas palavras o Espírito Santo ministrava em mim dizendo que era isso que Ele estava fazendo comigo.

O meu mundo particular parou naquele momento dentro do carro e não importavam as pessoas ou os outros carros do lado de fora. Naquele momento era somente Deus e eu. Uma experiência única que mudou minha forma de ver cada um dos meus dias. Permaneci estacionada por muito tempo com o Espírito Santo ministrando coisas novas em mim, e eu pude sentir verdadeiramente a revolução do Rio de Deus sobre a minha vida.

Desde a morte do meu filho ando com a Bíblia sempre por perto. Sempre que tenho um tempo, leio e medito em cada versículo das Escrituras. Então eu peguei minha Bíblia e abri em Isaías 43, nos versículos 18 e 19, que diz na nova versão internacional: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo!  Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”.

Esquecer o que passou e não viver no passado, não é esquecer meu filho, mas não ficar presa no que era e já não é. É ser livre para viver o novo de Deus. Um novo que já estava acontecendo e eu já poderia ver. É viver, embora os meus planos tenham sido completamente frustrados. É confiar na soberania de Deus que sabe o que não sabemos, que conhece o que jamais conhecemos. É ser alegre em toda em qualquer circunstância, como Paulo nos ensinou, pois a graça de Deus é suficiente para nós.

Pude reconhecer, a partir daquele momento, que Deus estava colocando caminhos nos meus desertos por onde o rio d’Ele viria passar. E onde o rio de Deus passa, há vida. Em Jó 14: 7-9, diz que basta o cheiro das águas, para que a árvore cortada volte a brotar, se enchendo de renovo. Basta o cheiro! No Evangelho segundo João capítulo 7, versículo 38, Jesus diz: “quem crer em mim do seu interior fluirão rios de águas vivas”. Se o cheiro bastaria para trazer renovo a cada um de nós que somos como árvores plantadas junto a ribeiros, imagina um rio inteiro de águas vivas fluindo dentro de nós! Eu não poderia ficar alheia a estas palavras sabendo o quão poderosas cada uma delas são.

Eu escolhi confiar em Deus e na Sua Palavra de maneira que, ainda que meus sonhos e planos sejam completamente frustrados, eu posso me apegar firmemente no Deus que me ama e cuida de mim, assim como cuidou do Seu povo no deserto a caminho de Canaã. Apesar de estarem no deserto, havia provisão, presença, cuidado e revelação de Deus. No meu deserto eu tenho experimentado a provisão, a presença, o cuidado e a revelação de Deus. Deus não mudou. Ele permanece o mesmo. Ele jamais mudará. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus do meio dos mortos está sobre a vida daqueles que se entregaram verdadeiramente a Jesus – o Espírito que traz vida onde jamais pensaríamos que fluiria algo novamente.

Não deixei de sofrer, não deixei de sentir a dor da ausência do meu menino, porque de fato, os dias são maus, e como são! Vieram muitos e muitos obstáculos para vencer. Mas passar por tudo isso desfrutando do cuidado de Deus me fez ver vida nova brotar em mim e através de mim. E assim vou cumprindo o chamado que Deus havia me confirmado um ano e dois meses antes da morte do João Pedro, numa ocasião em que Ele revelou que me daria uma espada e uma agenda.

Meu esposo e eu temos ido a muitas igrejas e escolas para orientar pais no cuidado com seus filhos. Temos falado sobre a importância do amor e da presença da família na vida da nossa descendência. Já são muitos lares alcançados e muitos testemunhos de vidas restauradas para a glória de Deus. Temos lutado em favor de vidas com a força de Deus, a força que Ele mesmo aperfeiçoa em nossas fraquezas.

Entendemos que podemos permitir que Deus trate as nossas feridas com o remédio que só Ele tem. Ficar estacionada chorando minhas dores não mudará o que aconteceu e não me revela nenhuma perspectiva de futuro. Eu escolhi, eu me permiti, eu decidi mergulhar nas águas do Senhor. E Ele todos os dias me ensina uma nova forma de viver, com novo ânimo e nova visão, e eu já posso ver Deus fazendo novas todas as coisas!

Pra. Bárbara Almeida Melo Calembo

Pra. Bárbara Almeida Melo Calembo

Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. Diretora de Mídia na empresa Visalia Propaganda. Diaconisa na IBR Sede. Líder no Ministério de Mulheres. Coordenadora do Curso Mulher Única. Coordenadora dos cursos de Paternidade Bíblica no Ministério de Casais.

Você também vai gostar de ver