Revista Renascer

adultos responsáveis
Gerações

Divisão de tarefas: criando adultos responsáveis

É interessante como nós, adultos, na maioria das vezes, achamos que os filhos não conseguem fazer algo sozinhos, e sempre estamos ali para fazer tudo por eles. Mas, as crianças são capazes de muito mais do que pensamos, principalmente se forem estimuladas desde a primeira infância. Por isso, aqui vamos falar sobre a divisão de tarefas que os filhos podem fazer e como podem ajudar em casa de acordo com a sua idade.

Em tempos de pandemia, um dos temas que eu mais recebo questionamentos diariamente, é sobre como dividir tarefas em casa, como fazer com que a família interaja e cada um faça a sua parte, sem gerar conflitos. Será que isso é possível? A verdade é que nada é inerente ao ser humano. Somos construções. Nosso cérebro se desenvolve conforme repetimos hábitos ou treinamos habilidades. Partindo deste pressuposto, podemos definir que sim, é possível criar rotina para os pequenos e fazer com que eles possam desenvolver e se tornarem adultos responsáveis.

Para que isso se torne realidade, é preciso conversar com seus filhos de forma amorosa e estabelecer regras e limites claros.  É importante ensinar as crianças a cuidar do que é delas, a guardar as suas coisas, a cuidar do seu material, da bicicleta, da bola, da boneca, etc.

Com as crianças, funcionam muito bem os famosos “combinados”, como: “só assiste TV após terminar a lição”. Use essa estratégia também para encorajar os seus filhos a ajudarem em casa. Não faça pelo seu filho o que ele consegue fazer por si mesmo e divida as tarefas conforme a sua idade, tendo em vista que, à medida que crescem, eles conseguem assumir mais responsabilidades!

Lembre-se: rotina se constrói com pequenos hábitos e são essas pequenas lições aprendidas no dia-a-dia que mais tarde criará um adulto que sabe se cuidar, que respeita o próximo, que colabora em casa, no trabalho, na sociedade e no meio onde vive.

Divisão de tarefas: criando adultos responsáveis

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo