Revista Renascer

coluna
Bem Estar

Dor na coluna: você ainda vai ter uma!

Ficou assustado com esse título? Infelizmente essa é uma conclusão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 80% da população mundial teve, tem ou terá em algum momento da vida dores na coluna.

Quem nunca acordou “travado” ou sentiu ao menos uma “fisgada” na coluna, depois de um dia intenso de trabalho, pode se considerar parte de uma parcela privilegiada da população. Isso porque os problemas de coluna, nos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes.

A dor nas costas é a principal causa de incapacidade mundial: cerca de um terço dos casos de afastamento do trabalho, em 187 países, é devido a lombalgias (dor na coluna lombar). No Brasil, cerca de 18,5% da população sofre de dores crônicas na coluna. Esse índice atinge mais as mulheres, cerca de 25% delas, e o idosos, cerca de 28,9%.

Mas, o que causa esse incômodo tão comum? Para obter essa resposta, precisamos entender, primeiramente, a constituição e a funções da coluna. A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo humano e, anatomicamente, é composta por vértebras umas sobre as outras, intercaladas por um disco de fibrocartilagem, que funciona como uma espécie de “amortecedor” do peso sustentado.

Quando esse “eixo de sustentação” permanece desalinhado, o que chamamos de má postura; ou quando carregamos peso “extra” (acima do que nosso corpo consegue sustentar), temos o surgimento das dores de coluna.

Então, o que fazer? Boa postura, exercícios físicos e alongamentos, ainda são a melhor forma de prevenção. Se você já sofre desse mal, cuide-se para não agravar esse desconforto. Existem diversos tratamentos para aliviar e melhorar sua qualidade de vida. Como opções temos a fisioterapia, trabalhando no realinhamento da coluna e técnicas para alívio da dor; e a acupuntura, que atua diretamente na dor, aliviando e diminuindo as tensões musculares.

A dica é:  prevenir ainda é o melhor remédio. Mas, e se a dor aparecer? Não deixe pra depois, procure um especialista!

Dor na coluna: você ainda vai ter uma!

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo