“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
(Mateus 11:28-30)
Certamente, nos últimos anos você se sentiu mais cansado. As mudanças que temos passado são muitas e o nosso organismo leva um tempo para se acostumar. O fato é que sofremos todos os dias, seja com as pressões do trabalho, incertezas, angústias e decepções. Jesus nos alertou de que teríamos muitas aflições, mas também nos disse que poderíamos ter bom ânimo, porque Ele já venceu esse mundo cheio de aflições por nós. Mas, Jesus não nos oferece apenas a esperança de vencer, Ele também nos oferece descanso.
Na Bíblia, encontramos passagens que descrevem que por onde Jesus passava, cegos voltaram a enxergar, mancos voltavam a andar, surdos passavam a ouvir, leprosos foram curados, doentes sarados e mortos ressuscitados. No entanto, é interessante que há também um milagre que talvez nos esquecemos, ou não o reconhecemos como tal – o milagre de entregar nossos fardos pesados para Jesus e receber d’Ele um jugo suave e um fardo leve.
As preocupações desta vida têm cegado muitos cristãos e infelizmente têm tornado muitos de nós incapazes de enxergar que não temos o poder de acrescentar um minuto sequer à nossa própria vida. Tudo o que podemos fazer é confiar no nosso Pai Celestial. Confiar que Ele, verdadeiramente, cuida de cada um de nós. É exatamente através dessa confiança que podemos descansar.
Um bebê, quando está muito cansado, chora, coça os olhos, fica irritadiço, procura pelo colo dos pais, porque sabe que nele encontrará o afago necessário para o seu descanso. Ele se entrega àquele lugar de paz e repousa tranquilamente. Como é necessário agirmos como a criança que se entrega ao colo do pai! Assim também o nosso Pai deseja fazer isso com cada um de nós. Ele deseja ser o nosso refúgio, a nossa torre forte, o socorro bem presente na angústia e o renovo.
Há quatro anos conheci este lugar de refúgio, vivendo algo que jamais imaginei passar. Meu filho primogênito partiu para o Senhor e eu conheci uma dor que não sei descrever. Eu me senti cansado de sentir essa dor todos os dias. Eu me senti sobrecarregado por ter que lidar com a ausência do meu filho, a tristeza de toda a minha família e minha própria tristeza. Havia dor, decepção e muito pesar estampado no rosto de todos que eu amo. Onde quer que eu fosse ou o que quer que eu fizesse, estava sempre tudo muito ruim – a dor que chegava até mesmo a ser física me acompanhava. Mas, entendi que mesmo com tudo isso, Jesus estava me chamando para mais perto d’Ele.
No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 11, versículo 28 Jesus nos faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Essa é uma das muitas promessas de Jesus para nós. Ele é um Pai que está sempre disponível para aqueles que o buscam, que têm n’Ele depositada a sua confiança.
Procuramos obstinadamente a solução para os nossos problemas, mas esquecemos que temos um Pai que tem todas as respostas que buscamos. Ele é a fonte de tudo o que nós necessitamos – seja provisão, saúde, justiça e até mesmo, descanso. Não importa o que você precise, em Jesus todas as coisas já existem.
Estar sobrecarregado é estar carregando algo que não fomos projetados para carregar. Ao longo da vida vamos nos enchendo de cargas desnecessárias – ofensas, ressentimentos, mágoas, amarguras, as dores desta vida vão causando um grande peso, fazendo com que nossa caminhada fique cada vez mais difícil.
Quero que assim como eu respondi ao convite de Jesus, me lançando n’Ele, você também possa experimentar nesse final de ano, o descanso que Ele tem para aqueles que estão cansados e sobrecarregados.
Jesus não é uma das muitas opções que temos para podermos descansar em segurança, Ele é a única opção.
Que você possa ser completamente restaurado nesse final de ano e que 2022 lhe traga grandes restituições!