Querido (a) leitor (a):
Já estamos em dezembro de 2021 e lá vamos nós pensar um pouco mais a respeito de algo desafiador, real e bem presente na vida moderna: a ansiedade! A palavra que no latim “anxietas” – significa angústia e no grego “ansheim” – que significa estrangular, sufocar, oprimir. No dicionário está descrita como: “Grande mal-estar físico e psíquico; aflição; agonia; angústia; ausência de tranquilidade; medo; receio”. Na Psicologia, pode ser explicada como uma condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante do qual o indivíduo se sente indefeso.
Na vida humana, a ansiedade pode trazer sintomas físicos, tais como: dor no peito, taquicardia, tremores, tensão muscular, irritabilidade, suor excessivo, respiração ofegante ou falta de ar. E emocionais também: medo, angústia, insônia, dificuldade de concentração, apreensão, tensão e insegurança.
Pode ser que até aqui, você já tenha se identificado como uma pessoa ansiosa, mas a pergunta é: e quem não é? Como se blindar a ela em meio ao que o mundo moderno nos impõe tantos desafios, metas, padrões de comportamento e respostas julgadas adequadas pela sociedade? Uma resposta bem coerente e funcional está descrita em Filipenses 4:6-7:
“Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio da oração e súplicas com ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
Analisemos, para aplicar em nós:
– Não ter ansiedade por motivo algum: Significa que nada deve roubar nossa paz;
– Vossas solicitações declaradas a Deus: Ele nos chama a um relacionamento;
– Por meio da oração e súplica: Ele nos ouve, seja para uma conversa de Pai e filho ou nos momentos de dor;
– Em ação de graças: Só agradece quem tem certeza de que já recebeu ou receberá o que pede. Isso é fé;
– E a paz de Deus: Esse é o nosso maior bem! Inexplicável sentimento;
– Guardará seu coração e seu pensamento: Só em Jesus somos escondidos e nesse lugar, nada nos atingirá.
Se aplicarmos esses passos, tão bem descritos nas Escrituras Sagradas, certamente estaremos mais preparados e menos vulneráveis para superar essa condição humana que muitas vezes nos desafia.
Não há dúvidas de que no Senhor, receberemos as estratégias adequadas para seguir rumo ao desenvolvimento físico, emocional e espiritual das nossas vidas.